O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, inaugurou, ontem, o primeiro Centro da Criança de Sumaré, na região da Área Cura – uma iniciativa inédita, em parceria com a PUC-Campinas, com o objetivo de levar saúde e qualidade de vida às crianças do município.
O espaço está localizado na Rua Livino Pedroso do Amaral, nº 288, no Parque Bandeirantes I, e conta com consultórios médicos e odontológico, completamente personalizados, além de salas para atividades multidisciplinares, como aulas gratuitas de música, línguas, artes e informática. A princípio, o espaço atenderá crianças a partir dos 4 anos de idade, encaminhadas pelas unidades básicas de saúde das regiões da Área Cura, Matão e Maria Antonia.
O segundo Centro da Criança, que está sendo implantado na região central e deve ser inaugurado também este mês, atenderá às crianças do Centro, Picerno, Nova Veneza e região Rural.
“O Centro da Criança vem para humanizar ainda mais o atendimento pediátrico na nossa cidade. Num primeiro momento, vamos oferecer assistência em saúde às nossas crianças, com médicos e dentistas. Porém, o projeto é muito maior: estamos trabalhando para que a unidade tenha uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas e psicólogos também, e, em breve, vamos oferecer aulas gratuitas de iniciação em música, línguas, artes e informática. É um projeto piloto e, para que consigamos atingir nossos objetivos, que são a prevenção e qualidade de vida, o espaço foi todo preparado para que nossas crianças gostem de ir ao médico, para que se sintam em um parque de diversões, em um ambiente acolhedor e agradável para seu pleno desenvolvimento”, explicou Mara Dalben, presidente do Fundo Social de Solidariedade, idealizador do projeto.
Lorena Vitória Alves Prado, 5, foi a primeira paciente do Centro da Criança. “Maravilhada”, resumiu a avó Edeniel Marini.