sexta-feira, 22 novembro 2024

Escorpiões ‘invadem’ bairros em Americana

14
A corretora de imóveis Viviane Kiil Garcia, 38, se mudou para o Jardim Boer II em outubro do ano passado. Desde então, ela afirma já ter sido picada três vezes por escorpiões.
“Uma vez o bicho entrou pela janela e me picou. Na outra entrou e foi para debaixo da coberta na cama. E na terceira vez entrou pelo ralo do banheiro e picou o meu pé”, relatou Viviane.
A corretora aponta que os animais saem de um bueiro na frente da casa, que a prefeitura teria deixado aberto, e também de dois terrenos que ficam do lado e atrás de sua residência. “Acho que já vi mais de 10 escorpiões desde que me mudei. Na minha vizinha também aparece bastante. Nunca vi ninguém da prefeitura realizando serviço aqui”, afirmou.
O esposo de Viviane compartilhou um vídeo no Facebook no qual é possível ver ao menos quatro escorpiões saindo de um dos terrenos. Nos comentários outros moradores da região também relataram o aparecimento dos animais.
“Sou do Jardim Boer também. Já encontrei vários no meu apartamento. (Na) Rua da Cordialidade”, escreveu uma internauta. O vídeo teve 102 compartilhamentos e foi visto por mais de 6 mil pessoas.
A secretária Vanessa de Oliveira, 32, é outra moradora que também demonstra preocupação com o caso. Apesar de nenhum escorpião ter entrado em sua casa, ela diz que é frequente encontrá-los na rua. “Tenho um filho de 10 anos e um de um ano e meio. Não dá para deixar brincar na calçada. Preocupa muito”, afirmou.
ÓBITO EM 2017
Em 11 de agosto do ano passado, o menino Cauã Ferrari, de dois anos e meio, morreu após ser picado por um escorpião no Jardim Boer. Na época, familiares chegaram a reclamar do atendimento recebido pela criança na Unimed de Americana, já que ele não recebeu o soro antiescorpiônico porque seu quadro tinha estabilizado.
Posteriormente, ele foi encaminhado para o Hospital Samaritano de Campinas, onde há UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica. No entanto, o quadro evoluiu e o menino faleceu.
Neste ano, até o momento, não foram registrados óbitos por picada de escorpião em Americana.
O OUTRO LADO
Através da assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana, o PVCE (Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões), da Secretaria de Saúde, informou que, em 2017, foram realizados 11 atendimentos no bairro. Já em 2018, até a primeira semana de julho, foram seis atendimentos.
“O programa também realizou 19 atendimentos apenas este ano em bairros adjacentes ao Jardim Boer I e II. O PVCE realiza atendimento às reclamações feitas pelos moradores por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone 3475- 9024”, afirmou a prefeitura
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também