Em comemoração aos 150 anos de Sumaré, celebrado no próximo dia 26 de julho, a prefeitura divulgou uma programação de eventos culturais, esportivos, ações de orientação e prevenção em saúde e entregas de obras públicas, que ocorrem até o fim do mês. Segundo a administração, o objetivo é desenvolver atividades em todas as regiões do município.
Os destaques ficam com o show gratuito da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, no dia 25, às 21h, na Praça das Bandeiras (região central). No dia seguinte, a dupla entra em campo no Centro Esportivo, para o “Futebol do Bem”: uma partida entre os Amigos do Fernando e Sorocaba x Amigos de Sumaré. O jogo está marcado para às 10h. Também merece destaque o evento “Caminhando pelo Bem”, no dia 29, às 9h, com largada na Praça das Bandeiras.
A programação, no entanto, é extensa e as ações já tiveram início. Os alunos da rede municipal de ensino participaram de atividades comemorativas e de cidadania ao longo do mês de junho, antes das férias escolares.
Além disso, 480 alunos atendidos pelo “Projeto Socioesportivo do Bem” também já participaram de um festival interno com jogos esportivos e atividades pedagógicas alusivas ao aniversário do município. A Secretaria de Saúde deu início às Tendas da Saúde nas feiras livres do município, levando orientações e ações de prevenção aos moradores.
O prefeito Luiz Dalben entregou obras como a nova Praça do Jardim Macarenko, na região central, e 16 novas viaturas para a Guarda Municipal e agentes de Trânsito, mais três ambulâncias para a Saúde.
“O aniversário de Sumaré está sendo comemorado da melhor forma possível: com atividades esportivas e culturais para toda a família, novas obras e melhorias por toda a cidade, e ainda ações de prevenção em Saúde – sempre buscando promover mais qualidade de vida à nossa população e estimular os sentimentos de orgulho e pertencimento, para que possamos, juntos, cuidar cada vez mais e melhor da nossa cidade. Os desafios são muitos, mas com empenho, dedicação e trabalho sério estamos conseguindo colocar nossa cidade em ordem. Pagamos mais de R$ 60 milhões de dívidas de 2016 no ano passado; limpamos o nome da cidade, recuperando a CND; diminuímos o índice de criminalidade; humanizamos a saúde e aumentamos mais 850 vagas no Proeb, além de conquistar para a cidade polos da Univesp, Fatec e Etec. Além disso, reformamos as escolas, revitalizamos praças, recuperamos pontes e estradas, iniciamos a duplicação da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, inauguramos UPA no Matão e conquistamos a UPA Área Cura. E o trabalho não para! Queremos oferecer para os moradores uma cidade digna”, elencou o prefeito.
“Nestes 150 anos do Município, queremos homenagear aqueles que fazem a cidade e são nosso bem mais precioso: os sumareenses. Preparamos com muito carinh”, completou a presidente da Comissão Municipal de Festejos e do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben.
UBS Bordon será inaugurada hoje
Em comemoração aos 150 anos de Sumaré, o prefeito Luiz Dalben inaugura, hoje, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Bordon, na região do Picerno, uma unidade, com capacidade para atender a cerca de 10 mil pacientes por mês. A cerimônia será às 17h, na Rua Antonieta Ravagnani Tanner (antiga Rua 8), 415, Portal Bordon 2.
A unidade é proveniente de uma parceria da Prefeitura de Sumaré com o Governo do Estado, e substitui a USF Virgínio Basso.
A UBS Bordon possui 385 metros quadrados. São três consultórios médicos, sendo um deles equipado para atendimento ginecológico, um consultório odontológico, salas de procedimentos, atividades coletivas, emergência com todos os equipamentos necessários, como desfibrilador, estoque de medicamentos, esterilização, curativo, inalação e salas administrativas. Além disso, a unidade possui uma equipe de Saúde da Família, que presta um atendimento mais próximo à população.
“Os moradores da região do Picerno contam agora com um novo espaço para o atendimento de atenção básica, essencial para a prevenção e promoção da saúde. A unidade substitui a USF Virgínio Basso, que funcionava em um imóvel alugado de 72m2 e atendia a aproximadamente 4.500 pessoas.