quarta-feira, 24 abril 2024

Nova ‘CEI da Saúde’ é instaurada

Os vereadores de Americana instauraram uma nova CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar supostas irregularidades no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e na Fusame (Fundação de Saúde de Americana). Treze, dos 19 parlamentares assinaram o documento de abertura da chamada “CEI da Má Gestão do Hospital”.
O vereador Welington Rezende (PRP) é o presidente da comissão e afirmou que ela será diferente da CEI que terminou em julho sem a votação do parecer. “A outra estava investigando a OS (Organização Social) que prestava o serviço. A nossa não. A nossa é por conta das vistorias que fizemos no hospital. Verificamos que o atendimento continua ruim. O governo está investindo 37% (do orçamento) e o retorno não está vindo. O atendimento não é de acordo com o que as pessoas deveriam ter”, explicou.
Ele ressaltou que existe um parecer técnico do TCE (Tribunal de Contas do Estado) fazendo apontamentos de irregularidades na Pasta. “O parecer aponta que a Fusame tinha 100% de dívida ativa e agora tem 400%. Precisamos observar o que está acontecendo. Foi investido dinheiro e a dívida aumentou?”, questionou.
Ainda segundo o vereador existe acúmulo irregular de cargo, com pessoas trabalhando na prefeitura e na Fusame ao mesmo tempo. Além disso, a ordem cronológica de pagamentos estaria sendo quebrada e os encargos sociais deixando de serem recolhidos. “Vamos trabalhar seriamente e apontar as falhas”, destacou Rezende.
Ainda de acordo com ele, os trabalhos serão rápidos. “Vamos verificar documentação in loco e ter poucas oitivas. Tendemos a fazer com rapidez para apresentar os dados com rapidez, mas é difícil falar em prazo. Deve ser entre 90 e 120 dias, vai depender do andamento da apuração dos fatos”, avaliou.

 

Secretário vê ‘naturalidade’

O secretário de Governo, Dirineu Soares de Barros Júnior, o Juninho Barros, disse que o governo é transparente. “O prefeito Omar (Najar-MDB) é historicamente o que mais atende vereadores. A sala do prefeito está sempre aberta e os vereadores entram quando querem. Tem alguns que não frequentam o Paço e acabam criando clima para criar CEI. Qualquer questionamento pode ser feito pessoalmente e o prefeito está sempre disposto a esclarecer. Infelizmente alguns partiram para isso. Os vereadores chamados da base também foram para dentro da CEI e vão ajudar essa possível investigação. Vejo com naturalidade”, afirmou.
No entanto, o secretário deixou claro que não serão tolerados ataques pessoais. “Espero que essa CEI parta para o lado bem profissional e não seja como aquela que foi para o pessoal, familiar. Imagina se começa uma CEI e se questiona a opção sexual de um vereador. Imagina um vereador casado que por ventura seja homossexual, o que a CEi tem a ver com isso? Não estou dizendo que tem isso lá dentro (da Câmara) gente”, disse.
“Estou apenas dizendo que acho que a CEI precisa correr, se existir alguma irregularidade, apenas para esse lado e esquecer o particular, familiar de algumas pessoas porque isso é muito ruim. Por trás de um homem público sempre há uma família”, concluiu.

 

Quem assinou a CEI

Welington Rezende (PRP), Otto Kinsui (MDB), Paulo Eduardo Dias Junior, o Juninho Dias (MDB), Rafael Macris (PSDB), Gualter Amado (PRB), Pedro do Nascimento Junior, o Pedro Peol (PV), Luiz Carlos Cezaretto, o Luiz da Rodaben (PP), Maria Giovana (PC do B), Sergio Fioravante Alvarez, o Professor Padre Sérgio (PT), Guilherme Tiosso (Pros), Odir Demarchi (PR), Vagner Malheiros (PDT), e Marschelo Meche (PSDB)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também