PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Boca seca pode ser sinal de problema sério

A condição, chamada de xerostomia, é mais comum em pessoas que estão na terceira idade

Ilustração

A xerostomia, ou boca seca como popularmente é mais conhecida, é a diminuição na produção de saliva. A condição pode acometer pessoas de qualquer idade, mas atinge com mais frequência idosos. Casos esporádicos são comuns, no entanto, a ocorrência constante pode indicar algum problema de saúde.

PUBLICIDADE

“A xerostomia atinge principalmente a terceira idade porque normalmente esses pacientes já possuem uma redução na produção salivar e fazem uso de maior número de medicações que podem causar a hipofunção glandular”, explica Marcio Seto, professor do curso de pós-graduação em Periodontia do Centro Universitário Senac.

Segundo o especialista, a condição pode ocorrer por conta de uma desidratação ou ser sintoma de alguma doença. “Diversos podem ser os fatores, como ronco, desidratação, respiração bucal, má higiene e tabagismo. A queda expressiva na produção de saliva, pode ser sinal de algumas doenças das glândulas salivares, diabetes mellitus, doença de Sjogren [doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e salivas] e doença de Parkinson”, analisa o professor de Periodontia do Senac. “Pacientes submetidos a radioterapia e quimioterapia na região de cabeça e pescoço podem apresentar esse sintoma durante o período de tratamento”, afirma o professor.

PUBLICIDADE

A hipossalivação também pode ser efeito colateral de alguns medicamentos como antidepressivos, diuréticos e anti-hipertensivos. “A utilização de certos medicamentos pode diminuir a produção de saliva, principalmente o tratamento de pressão. Pode ser um sinal também de deficiência de algumas vitaminas, especialmente a vitamina B”, avalia Carlos Uehara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

De acordo com o geriatra, com o envelhecimento ocorrem alterações no organismo, e “a principal delas é a diminuição de água no corpo, por isso, é muito mais fácil um idoso ficar desidratado”.

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This