sábado, 27 abril 2024

Contaminação por mercúrio interdita casa e leva 8 para hospital em Santa Bárbara

Uma residência foi interditada por causa de contaminação por mercúrio na Rua João Lopes de Machado Filho, no Jardim Santa Fé, em Santa Bárbara d’Oeste. Ao menos oito pessoas apresentaram sintomas de intoxicação e foram atendidas em unidades de saúde da cidade. 

A interdição foi feita pela Defesa Civil e pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os técnicos com roupas de proteção isolaram a área e jogaram enxofre no mercúrio espalhado na residência e pela rua. O material estava em uma garrafa descartável de 500 ml e crianças brincaram nesta e em mais duas ruas do bairro. Por isso, o material se espalhou. 

Cinco vítimas tinham seis, 12, 13 e 17 anos e uma mulher de 45 anos. Moravam na casa interditada. Três pessoas de outra família passaram por atendimento médico por causa da intoxicação. Uma criança de dois anos continua internada. 

Todos eles apresentaram coceira, por causa do contato com a substância química. As crianças acharam o produto bonito e começaram a brincar com ele na rua. Pegaram o produto na mão. Saíram com a garrafa cheia do material químico pela rua e espalharam a substância por três vias e no canteiro central na frente da residência interditada. 

O líquido forma bolinhas, iguais aquelas quando estoura um termômetro. Segundo o pai das quatro vítimas, o pedreiro José Aparecido dos Santos, 47, todos já foram liberados após atendimento médico. 

SEM QUERER | O pedreiro José Aparecido dos Santos levou o produto para casa

Foi o pedreiro quem levou o material para casa. Ele contou que um amigo achou o mercúrio em uma caixa deixada em uma rua em Piracicaba, cidade onde realizava um serviço, e levou o produto químico para casa. Isso foi na semana passada. Ele contou que pensou que fosse alumínio. “Nem sabia o que era aquilo. Se soubesse, não traria para casa”, comentou o pedreiro, no final da tarde desta quarta-feira (15). 

Segundo o homem, os seis integrantes da sua família estão na quadra de esportes no Jardim São Francisco e não há previsão de quando poderão voltar para casa. A família está preocupada, porque quer retornar para casa o mais rápido possível, porque o abrigo não oferece conforto. 

Um dos vizinhos, o motorista João Martins de Oliveira, 45, disse que o pedreiro levou o produto para casa “na inocência”, pois não sabia que podia causar intoxicação. 

Segundo o motorista, as crianças acharam bonito, brincaram e jogaram pela rua inteira. Mesmo com o lançamento de enxofre para neutralizar o mercúrio, ontem ainda era visível bolinhas no meio-fio e no canteiro central da via. 

A mulher do motorista, Simone Cristina da Silva de Oliveira, 38, relatou que a frente da sua casa ficou cheia de mercúrio. 

APOIO 

Por causa da contaminação, a casa do pedreiro foi interditada. Segundo a Cetesb, na segunda e na terça-feira técnicos do setor de Atendimento a Emergências e da Agência Ambiental de Americana prestaram apoio à Prefeitura de Santa Bárbara para o monitoramento da substância. 

“Foram encontradas concentrações do produto em uma boca de lobo e no meio-fio da rua João Lopes de Machado Filho. O produto foi neutralizado com enxofre em pó. Após a ação, o resíduo restante foi recolhido para descarte correto e a rua higienizada pela administração municipal”, trouxe nota da Cetesb. 

Também em nota, a Prefeitura informou que a área foi devidamente isolada pela Defesa Civil e Cetesb, com a retirada de pessoas com possível risco de exposição ao produto e com ações de mitigação e recolhimento do material, além de investigação de toda a situação e de demais pessoas com possível exposição. 

“Há uma criança, de 2 anos, internada com suspeita de intoxicação. A paciente foi devidamente acolhida, internada e está recebendo todo o tratamento, com estado de saúde estável”, trouxe a nota. A família removida do imóvel está em um abrigo disponibilizado pela Prefeitura, informou a nota. 

“O Município orienta ainda que as pessoas evitem adentrar nos locais delimitados pela Prefeitura, Defesa Civil e Cetesb e informem os serviços de saúde caso tenham tido contato direto com o produto ou se souberem de locais com presença do produto.” 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também