quarta-feira, 24 abril 2024

Ensino público caminha de mal a pior

Os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) referentes ao ano de 2018 confirmam que a maioria dos alunos de escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática tem desempenho abaixo do esperado em todo Estado e também na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Em comparação com a avaliação do ano anterior (2017), os índices de 2018 mostram lenta evolução, revelou ontem o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, em entrevista coletiva em São Paulo para anunciar os resultados do Saresp 2018.

Segundo o secretário, 45% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio (prestes a entrar nas universidades) que fizeram a prova do Saresp no ano passado não conseguiram identificar a finalidade de um texto, nem foram capazes de finalizar tarefas de leitura, por exemplo.

“A absoluta maioria dos estudantes que completou o Ensino Médio está em níveis inadequados de proficiência em Matemática, e não consegue resolver um problema que envolve porcentagem”, acrescentou o secretário.

As provas do Saresp – que avaliam os conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática – foram aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro do ano passado.

Ao todo, participaram 1.115.179 alunos em todo Estado.

Na RMC, 63.432 estudantes fizeram a prova. Os dados são separados pelas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A prova é aplicada, anualmente, para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Em Língua Portuguesa, os 278,8 pontos de proficiência alcançados pelos alunos na 3ª série do Ensino Médio eram o nível esperado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (três séries antes).

Na RMC, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental obtiveram 254,4 pontos, também abaixo do esperado – neste caso, em 26,4 pontos.

No 5º ano do Ensino Fundamental, o Saresp revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em Matemática, e 7,2% em Língua Portuguesa.

No 9º ano, o desempenho em Matemática é ainda pior: 26,3% dos estudantes da rede têm capacidade abaixo do básico; em Língua Portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar.

No Ensino Médio, os indicadores são ainda mais alarmantes: em Matemática, 46,6% dos alunos da rede pública de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico; em Língua Portuguesa, 27,2% estão na escala mais baixa de proficiência.

“O Saresp, porém, serve de guia para as melhorias na rede de ensino do Estado. Esse sistema precisa ser usado para o desenvolvimento da educação. Cada diretoria fará a avaliação dos dados e trará as propostas de atuação, de forma individualizada, por região, na semana que vem, para fecharmos um planejamento conjunto até março”, antecipou Rossieli.

IDESP
Além do Saresp, a Secretaria divulgou também o IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) referente a 2018.

Para o cálculo do indicador são utilizadas as notas do Saresp nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono.

Apesar dos baixos índices de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, o Idesp apresentou crescimento em relação a 2017, de 5,33 para 5,55 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e de 3,21 a 3,35 nas séries finais e ainda de 2,36 para 2,46 pontos no 3º ano do Ensino Médio.

Os boletins referentes aos municípios ainda não foram disponibilizados.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também