quarta-feira, 24 abril 2024

FIM

Por Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano 

Chegamos ao final de mais um ano. Gosto de lembrar as palavras do salmista que diz que “tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10c). Na verdade, o tempo não muda sua velocidade. Ele tem seu ritmo próprio. Não para e não acelera. O seu tic-tac é o mesmo. Mas, a sensação que temos é que o tempo está passando rapidamente. 2022 chegou ao fim. Parece que voou.

Olhamos para trás e percebemos o que foi 2022. Ano em que a pandemia foi arrefecendo. Com a graça de Deus, do ponto de vista do enfrentamento do Covid, a vacinação se solidificou. A grande maioria da população teve acesso às vacinas. A pandemia ainda não foi embora. Mas, em 2022, entendemos que o pior já passou.

Para o país, 2022 foi marcado pelas eleições gerais. Votamos para presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. Eleições disputadíssimas. No fim, venceu a democracia. O povo se manifestou soberanamente. As urnas falaram. Vida que segue. A esperança é que a atuação dos novos eleitos, em diversos cargos, proporcione o bem comum da população. A política, quando bem executada, produz bons frutos. É o que se espera.

A polarização que veio à tona em nada nos ajuda como nação. É preciso, mesmo na diversidade, encontrar o caminho da unidade e da paz. Que isto aconteça nos dias que se seguirão. Precisamos conviver com nossas diferenças. Numa sociedade civilizada o respeito e a tolerância caminham de mãos dadas sempre.

Por fim, passadas as eleições, veio a Copa do Mundo. A verdade veio à tona. A seleção canarinho não empolgou. Com uma certa dificuldade passamos na primeira fase. A empolgação nas oitavas contra a Coreia do Sul cedeu lugar à frustação nas quartas contra o futebol da eficiente Croácia. 2022 era para ser o ano do “hexa”. Acabou sendo o ano do “tri” de nossos vizinhos argentinos. Melhor assim. Como diria Armando Nogueira, “são os ‘deuses do futebol’ quitando uma dívida com Lionel Messi”. O futebol agradece.

O tempo passou. O ano foi embora. Em 2022 despedimos de pessoas queridas. Assim é a vida…Amanhã será 2023, ano novo. Rendamos graças a Deus. Ele é aquele que faz novas todas as coisas. Hoje é o fim.  Amanhã é o recomeço.


É isto! 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também