quinta-feira, 18 abril 2024
PROBLEMAS NA COLETA

Lixo acumula em SBO e aterro da cidade segue interditado

Problemas persistem desde antes do Natal na cidade e liberação do Aterro Sanitário ainda está em andamento
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Cláudio Mariano/Santa Bárbara em Foco

Lixo acumulado em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) “Gabriel Rubens Pimentel”, na Avenida de Cillo, em Santa Bárbara d’Oeste, na manhã desta terça-feira (2), além de vários bairros da cidade sem o serviço de coleta desde antes do Natal, como Vila Bortoletto, Vila Borges, Vila Tereza, Vila Grego, Residencial Dona Margarina, Jardim São Francisco e Jardim Primavera. A falta de coleta de lixo tem causado problema aos moradores e comerciantes da cidade. Antes da virada do ano, a região central estava abarrotada de lixo nas calçadas e caçambas.

A Prefeitura realizou, então, uma força-tarefa e recolheu os lixos no Centro. Porém, confirmou que o serviço seria realizado no dia 1º de janeiro após acordo com a empresa Consórcio Santa Bárbara, pois não está previsto em contrato, mas a limpeza não ocorreu segundo o diretor responsável. A Prefeitura de Santa Bárbara disse que “a coleta foi realizada de forma parcial nos locais de maior concentração de resíduos”.

O soldador Aparecido Franco, de 79 anos, reclama do descaso com a limpeza pública na Vila Tereza. “Não foi feita a coleta nem no Natal e nem no Ano Novo. Eu acho um desacato pra nós porque fica uma sujeirada, acumulando lixo. Pode dar uma doença e não pode acontecer isso. Se fosse ver, era pra passar até de domingo”, comentou.

Um moradora da Rua Fernando de Assis Saes conta que a coleta não é realizada na via desde o dia 22 de dezembro. “Espero que hoje passem. As lixeiras estão lotadas e tem o risco à saúde”, disse. Caçambas lotadas de lixo foram flagradas pelo TodoDia em frente à Secretaria de Saúde e Prefeitura de Santa Bárbara.

Em novembro do ano passado, dois caminhões precisaram de manutenção e, com isso, bairros da Zona Leste e do Cruzeiro do Sul ficaram dias sem o serviço de saneamento básico. “Na segunda-feira, no dia 25, houve o acúmulo em decorrência do dia do Natal, uma época que gera mais lixo”, justificou a prefeitura.

O Aterro Sanitário de Santa Bárbara d’Oeste está interditado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) desde o dia 4 de maio de 2022. O lixo do município está sendo levado ao aterro da cidade vizinha Americana. Os problemas de irregularidades no aterro de Santa Bárbara acontecem desde 2018. Em 2019, a Companhia emitiu relatório apontando que o local apresentou falhas operacionais como afloramento de chorume, drenagem de gases e problemas para recobrimento e compactação de resíduos.

Em novembro de 2018, a prefeitura chegou a receber multa aplicada pela Cetesb, no valor de R$ 51 mil por conta das irregularidades. Em julho de 2022, a Prefeitura de Santa Bárbara entrou com pedido de uma licença prévia para o aterro ser liberado.

“A Prefeitura está providenciando mais alguns documentos de complementação do projeto solicitados pela Cetesb para que o espaço seja liberado”, informou a Administração através de nota. A Cetesb informou que aguarda a documentação complementar, solicitada ao município para o andamento da solicitação de licença prévia.
O aterro permanece interditado.

Também está em tramitação uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara Municipal com o objetivo de apurar licitações, operação, manutenção e monitoramento do aterro sanitário. A CEI também busca investigar a coleta e o transporte de resíduos domiciliares gerados no município.

Foto: Ana Defavari/Rede TodoDia

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também