terça-feira, 23 abril 2024

Taça das favelas tem 3 mil jovens inscritos

A próxima etapa são as peneiras que acontecerão neste final de semana 

Jogos | Evento é muito esperado e chance para jovens mostrarem seu talento (Foto: Carlos Bassan/PMC)

A 2ª edição da Taça das Favelas de Campinas tem 3.012 inscritos. São 2.137 inscrições para os times masculinos e 875 para os femininos. A próxima etapa são as peneiras, que acontecerão em 48 locais, neste sábado e domingo, 28 e 29 de maio. Cada treinador vai escolher 20 jovens por equipe.

A abertura da competição deste ano será no dia 18 de junho. As equipes vão se enfrentar no sistema eliminatório e dois times femininos e dois masculinos disputarão a final em 23 de julho.

“Este é um evento muito esperado, porque é a chance dos jovens das comunidades mostrarem seu talento e até conseguirem uma vaga em um time profissional”, disse Michele Eugênio, da Cufa (Central Única das Favelas) Campinas.

O torneio tem como objetivo promover a conscientização e a inclusão por meio do esporte, integrar as comunidades e ressignificar o território. Busca, também, o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e núcleos residenciais.

O calendário com os locais e horários das peneiras está disponível nas redes sociais do evento e da Cufa. No Instagram há duas opções (@tacadasfavelascampinas e @cufacampinas) e no Facebook, o caminho é a Cufa Campinas (https://www.facebook.com/cufacampinassp).

OFICIAL

A Taça das Favelas faz parte do calendário oficial de eventos de Campinas desde 2021, por força da Lei Municipal 16.100.

Organizada pela Cufa, a competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades e segue até a final.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, oferece a infraestrutura para as competições, como o campo para os jogos, a arbitragem, os troféus e medalhas e também os lanches para as seleções.

Na primeira edição do campeonato, em 2019, a Vila Brandina foi campeã no masculino, enquanto São José ficou com o título no feminino.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também