domingo, 20 abril 2025

As férias escolares como promotora de conhecimento fora da escola

Como estimular a criança a continuar a aprender e desenvolver-se através de atividades divertidas 

Foto: Reprodução

As férias são importantes para as crianças continuarem o seu processo de aprendizagem mesmo não estando em uma sala de aula. Os especialistas em educação mencionam que para “aprender é preciso que o cérebro se emocione”, como foi teorizado pelo neuropsicólogo infantil José Ramón Gamo. Nesse momento, a aprendizagem da criança muda, saindo da didática escolar e migrando para a aprendizagem afetiva, que é quando a criança cria suas memórias de prazer e assimilam tudo o que acontece brincando, se divertindo.

A jornalista e apresentadora Sabrina Furlan, nesta segunda-feira (26), recebeu nos estúdios da TV TODODIA, durante o TodoDia News 2ª Edição,  a Dra. Débora Regina Piovezan, PhD em neuropsicopedagogia, especialista em necessidades especiais de aprendizagem. No programa, elas conversaram sobre os cuidados e as oportunidades que as férias escolares proporcional para as crianças sem necessidades especiais e também para aquelas que tenham algum tipo de transtorno de aprendizagem.

A especialista orienta que é importante a família planejar as atividades extraescolares desenvolvidas durante o período de férias, para que a criança continue a aprender de uma maneira lúdica, ao mesmo tempo que curte suas férias. Essa condição oportuna pode ser aplicada tanto para a criança neurotípica, ou seja, para aquela que não possui nenhuma condição especial de aprendizagem, quanto para a criança neurodiversa (ou neuroatípica), que tem uma característica especial de aprendizagem.

Débora cita que não é preciso fazer muito esforço para que se atinja esses objetivos. “Não precisa ir viajar para longe, ficar em hotel ou pousada”, as atividades podem acontecer na cidade onde mora ou até mesmo em uma pracinha perto de casa, sem dispor de muitos recursos, apenas de carinho, atenção e participação ativa do pai, da mãe ou do responsável.

Um destaque importante ela faz sobre o cuidado que deve-se ter com os fogos de artifício, que incomodam os idosos, pessoas acamadas e particularmente as pessoas com necessidades especiais. A especialista destaca que é fundamental o comportamento empático para se acolher a todos, e caso deseje soltar fogos de artifício nesses momentos, que optem pelos fogos de cores e formas, e não façam uso dos ruidosos, porque geram um sofrimento muito grande, em especial para as pessoas que estão inseridas no TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O estímulo com experiências sensoriais, sentindo o toque na grama, na areia, na integração social com outras crianças, a realização de jogos e brincadeiras como se fazia antigamente, sem o uso de videogames ou outros jogos eletrônicos, mas com a participação familiar fazem com que a criança crie a memória afetiva, tão importante para o seu desenvolvimento neurológico e também enquanto indivíduo.

Confira como foi a entrevista completa entre a apresentadora Sabrina Furlan e a neuropsicopedagoga Dra. Débora Regina Piovezan clicando aqui (https://www.youtube.com/watch?v=lP4jsugDJiI). E também siga o perfil da TV TODODIA no YouTube, Facebook e Instagram (@tvtododia.oficial) para acompanhar as notícias e entrevistas no momento que acontecerem, sem perder um minuto.

O programa TodoDia News 2ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 18h00 pela TV TODODIA, canais 14.1 e 14.2 HD e também através das mídias sociais. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também