A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) é um projeto nacional direcionado às escolas públicas e privadas. O projeto é realizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em parceria com a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).
Para compreender melhor o projeto, e a participação dos alunos da nossa região, estará no “Diálogos” desta quinta-feira, o professor de Matemática, Diego Valero.
“Esse é um evento muito importante, que estimula e valoriza os alunos que apreciam a matemática. Nós estaremos no ‘Diálogos’ para falar mais sobre esse assunto”, adiantou.
O jornalista Anderson Junque afirmou que o programa tem acessado muitos educadores, que atuam nas mais variadas frentes.
“Será a primeira vez que vamos conversar com um educador que trabalha com alunos que participam da OBMEP. Será uma oportunidade muito interessante para compreender mais sobre o seu funcionamento e, inclusive, sobre a participação dos alunos na nossa microrregião”, afirmou.
A entrevista vai ao ar logo mais às 17h30, pela TV Todo Dia 14.1 e pelo portal da TV Todo Dia (www.tvtododia.com.br), com reprise na segunda-feira seguinte, 04 de setembro, às 22h, horário de Brasília, após o programa “Sem Censura”, transmitido pela TV Brasil. O internauta também terá acesso ao conteúdo pelo Facebook (www.facebook.com/jornaltododia) e pelo canal do Youtube (tvtododia.oficial).
Sobre o convidado:
Em 2006, Diego Valero, aos 16 anos de idade, já atuava como monitor bolsista de Matemática e Física no COTIL – Colégio Técnico de Limeira. Possui Licenciatura Plena em Física (2011) e Matemática (2015) pela Unicamp. Tem especialização em Ensino e Aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio (2013) pela Universidade Católica de Brasília. Concluiu recentemente (2021) Mestrado Profissional em Matemática, ministrado pelo IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, em associação com a SBM – Sociedade Brasileira de Matemática. É titular de cargo efetivo na SEDUC/SP como PEB II em Física. Atua, também, como professor instrutor do PIC – Programa de Iniciação Científica Júnior da OBMEP, que atende, no espaço do campus da Fatec de Americana, os estudantes que conquistaram medalhas no evento.