A luta contra o racismo é histórica e intensa. Leis e políticas públicas são instrumentos que fortalecem essa batalha que é de toda sociedade. Essa será a pauta do Diálogos da próxima edição, do dia 24 de junho.
A convidada que estará no programa para debater a questão será a pedagoga e assessora de projetos especiais com foco na equidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, Juliana Ramos Fernandes.
“Há muitas ações que desenvolvemos na Secretaria de Educação, no município de Santa Bárbara d´Oeste para combater o racismo e estimular uma cultura de paz, através de uma Educação Antirracista. Agora, vamos levar esse assunto para a tevê aberta, através do programa Diálogos, que tem dado espaço para outros profissionais da educação ampliarem o debate com a comunidade”, afirmou Juliana.
O jornalista Anderson Junque afirmou que acompanha o trabalho da pedagoga Juliana Ramos Fernandes à frente da Secretaria Municipal de Educação, em relação à Educação Antirracista.
“Eu observo o trabalho da Juliana como jornalista que cobre Santa Bárbara d´Oeste, na questão da Educação Antirracista. São muitas ações que promovem esse debate. Entendo ser de grande importância levar essa discussão para a sociedade. E é por esse motivo que ela estará no Diálogos, para tratar de um assunto urgente e necessário”, afirmou Junque.
A entrevista vai ao ar na segunda-feira (24) de junho, às 22h30, pela TV TODODIA 14.1 e pelo portal da TV TODODIA (www.tvtododia.com.br), com reprise na quinta-feira (27) de junho, às 22h30, horário de Brasília. O internauta também terá acesso ao conteúdo canal do Youtube (tvtododia.oficial).
Sobre a convidada:
Juliana Ramos Fernandes, mulher negra, casada, mãe de três filhos. É professora da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste desde 2002. Atualmente exerce a função assessora de projetos especiais com foco na equidade na Secretaria Municipal de Educação. É formada em Serviço Social pelo Centro Universitário Salesiano (UNISAL) e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Araras (UNAR). É responsável pelas ações do projeto Jaê – Educação para Equidade, e pela articulação da rede intersetorial e mobilização da sociedade civil no município. Coordena também um núcleo de estudos e formação sobre as relações étnico-raciais positivas juntamente à uma equipe formada por profissionais da Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação.