Falar Direitos Humanos é compreender normas que garantem e protegem a dignidade humana. Eles são garantidos por acordos internacionais, cumpridos pelos países signatários. O desafio que se propõe nesta edição do Diálogos é concentrar esse debate macro, em uma perspectiva que envolva o contexto educacional. Para alinhavar essa reflexão, estará nos estúdios da TV Todo Dia, no programa Diálogos, o pastor e professor Ailton Gonçalves.
“Vamos propor uma reflexão que relacione a Educação e os Direitos Humanos em várias perspectivas, entre elas a perspectiva subjetiva, que tem uma relação com o sujeito e sua relação com o mundo, porém vamos pensar também nas tradições culturais, que envolve questões relacionadas à coletividade”, afirmou o pastor Ailton Gonçalves.
O jornalista Anderson Junque, disse que a vinda do professor Ailton ao Diálogos costura um tema que une, em mesmo grau de importância, a perspectiva individual e coletiva dos Direitos Humanos.
“A fala do professor Ailton vai nos ajudar a compreender os Direitos Humanos a partir de uma proposta transversal. E por isso ela se faz tão rica e importante”, afirmou Junque.
A entrevista vai ao ar nesta segunda-feira (21), às 10h45, com reprise às 23h, pela TV TODO DIA, sinal 14 (aberto), canal 8 da Claro TV, e pelo portal (www.tododia.com.br). O internauta também terá acesso ao conteúdo pelo canal do Youtube (tvtododia.oficial).
Sobre o convidado:
Pastor Aiton Ailton Gonçalves Dias Filho é mineiro de Ipanema, MG, bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de 2017 a 2020. É pastor Presbiteriano em Americana há 32 anos. Professor de Ética da Universidade Mackenzie. Em 2009, recebeu da OAB de Americana o prêmio Dr. Arquimedes Gomes da Nóbrega por relevantes serviços prestados ao município na área de direitos humanos. É autor de inúmeros Estudos Bíblicos publicados na Revista Didaque. É autor de três livros. Um sobre a imigração norte-americana e a implantação do protestantismo em Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Outro com o título Inquietações, com reflexões sobre política, religião e outros assuntos. E também, figura entre outros autores com o livro Essas Mulheres, mostrando o protagonismo da mulher nas canções de Chico Buarque.