A formação do povo brasileiro é, historicamente, uma somatória de culturas. Esse fato, em si, possui seus reflexos. Para pensar, e aprofundar, essa discussão estará no “Diálogos” de logo mais às 17h30, a psicopedagoga e psicanalista, Elisângela Lambstein Franco de Moraes.
“Nossa proposta é refletir exatamente a formação do povo brasileiro, pensando a partir dos 18 anos da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira”, adiantou Elisângela.
O jornalista Anderson Junque afirmou que a professora Elisângela é uma conhecedora e defensora do assunto.
“A Elisângela tem profundas reflexões nessa área. Ela tem, inclusive, um livro sobre o assunto. Penso que a vinda dela ao ‘Diálogos’ vai contribuir, e muito, para pensarmos no assunto. Ela é mais que uma conhecedora, ela é uma defensora do assunto”, afirmou.
A entrevista vai ao ar às 17h30, pela TV Todo Dia 14.1 e pelo portal da TV Todo Dia (www.tvtododia.com.br), com reprise na segunda-feira seguinte, 11 de setembro, às 22h, horário de Brasília, após o programa “Sem Censura”, transmitido pela TV Brasil. O internauta também terá acesso ao conteúdo pelo Facebook (www.facebook.com/jornaltododia) e pelo canal do Youtube (tvtododia.oficial).
Sobre a convidada:
Mestra em Educação. Possui especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Cultura Africana e Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes. Possui graduação em Pedagogia e Letras. É psicanalista didata e psicóloga em Formação. É também docente de Pedagogia na FAM (Faculdade de Americana) e psicopedagoga e coordenadora do Núcleo NAPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante). É coordenadora pedagógica do SESI (Serviço Social da Indústria) – Centro Educacional 099 de Santa Bárbara d’Oeste e realiza atendimento clínico psicopedagógico. Autora do livro: Diversidade Cultural: 18 anos da Lei 10.639.