
A relação entre a qualidade do sono e os processos de aprendizagem é o tema do programa Diálogos desta semana, exibido pela TV TODODIA. O assunto será discutido com a pesquisadora em sono e equilíbrio Sandra Aparecida Bratifische, que apresentou recentemente tese sobre o tema.
Em entrevista à TV TODODIA, a pesquisadora explicou que dormir bem é um conceito relativo e que varia de pessoa para pessoa. Segundo ela, o tempo passado deitado não corresponde, necessariamente, ao tempo efetivo de sono, o que pode impactar diretamente o desempenho cognitivo e a capacidade de aprendizagem.
Pesquisa apresentada no programa
O jornalista Anderson Junque destacou que a tese defendida por Sandra Aparecida Bratifische foi socializada ao público durante a edição, trazendo reflexões sobre como a qualidade do sono influencia o aprendizado em diferentes fases da vida.
Onde assistir
O programa vai ao ar às 11h, pela TV TODODIA, no canal 14 da TV Digital e canal 8 da Claro TV. A edição também ficará disponível posteriormente nas plataformas digitais da emissora.
Sobre a convidada
Sandra Aparecida Bratifische é doutora em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2025), mestre em Pedagogia do Movimento pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), graduada em Educação Física e especialista em Fisiologia e Traumatologia Desportiva. Integra os grupos de pesquisa do Laboratório de Sono e Exercício Físico (LASEF) e do Grupo de Estudos em Nutrição e Envelhecimento (GENUTE).





