terça-feira, 22 abril 2025

Veja 5 hábitos para prevenir o câncer de mama

Especialista entrevistada pela TV TODODIA deu dicas de alimentação

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2022 ocorrerão 66.280 novos casos. Estudos do instituto indicam que o peso da alimentação nesse contexto ganha cada vez mais relevância e hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Sendo assim, gerenciar uma rotina de autocuidado e a realização de exames periódicos integram os alertas da campanha Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da população sobre a doença.

Na cidade de Americana, por exemplo, os casos da doença cresceram 38% de janeiro a setembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos nove meses de 2022, o sistema público de saúde do município diagnosticou 36 pacientes com a doença, enquanto em 2021, o número de diagnósticos neste período foi de 26 casos.

Portanto, ter uma alimentação saudável, controle do peso e prática regular de atividade física são grandes aliados na prevenção do câncer de mama como afirma a nutricionista Renata Guirau.

A especialista explica que consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes que previnem o câncer de mama.

“As frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha, cereja, melancia, tomates, são os mais indicados”, segundo Renata, para a prevenção da doença. Além disso, cúrcuma, brócolis, gengibre, alho, cebola e grãos em geral, incluindo a soja, também devem ser consumidos com frequência. “Outro fator são os alimentos fontes das gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas e peixes que devem fazer parte da dieta regular”, orienta a especialista.

Hábitos preventivos

De acordo com a especialista existem cinco hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver a doença. São eles: consumir pelo menos duas porções de legumes e verduras e duas a três porções de frutas todos os dias; consumir alimentos ricos em antioxidante e fitoquímicos regularmente (cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, oleaginosas); manter o controle de peso saudável; fazer atividades físicas de forma regular; e ter uma rotina de autocuidado com a realização de consultas e exames periódicos.

Confira a entrevista completa com a nutricionista. 

(Foto: Reprodução/TV Tododia)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também