A Rede TODODIA é mídia parceira na divulgação do Via Crucis, edição 2024. Nas próximas três edições, o Diálogos vai conversar com o diretor, Otávio Delaneza, e com os atores que interpretam Jesus de Nazaré, Gabriel Mazon, e com a atriz que interpreta Maria de Nazaré, Brunna Oliveira.
Em entrevista à Rede TODODIA, Delaneza afirmou que é importante socializar com o público o trabalho que está sendo realizado antes da estreia do espetáculo, especialmente nesse momento em que o projeto comemora 25 anos.
“O Via Crucis faz parte da história de Santa Bárbara. Ele é um marco nas ações culturais do município e da região. É um trabalho que não chegou aos 25 anos por acaso. Temos que reconhecer que ele é uma referência! E esse ano será uma apresentação histórica que vai celebrar muita coisa, especialmente a perseverança e o trabalho de todo o grupo nesses anos todos”, afirmou.
O apresentador do Diálogos, o jornalista Anderson Junque, integrou o projeto do Via Crucis durante 10 anos, e entre os anos de 2008 até 2010 interpretou Jesus de Nazaré. Ele afirmou que será uma alegria entrevistar o Otávio Delaneza.
“Será maravilhoso receber o Otávio no Diálogos. Eu o conheço de longa data. Em uma das edições em que interpretei Jesus de Nazaré, o Otávio interpretou Satanás. Eu me lembro, até hoje, do trabalho cênico que realizamos para levar ao público a emoção que a cena exigia. E entrevistá-lo, agora, como diretor do espetáculo, nesse momento em que o Via Crucis celebra 25 anos, será histórico. Como o público, também quero ver o resultado dessa conversa”, disse.
A entrevista vai ao ar na segunda-feira (11), às 22h30, pela TV TODODIA 14.1 e pelo portal da TV TODODIA (www.tvtododia.com.br), com reprise na quinta-feira seguinte, 14 de março, às 22h30, horário de Brasília. O internauta também terá acesso ao conteúdo canal do Youtube (TV Tododia.oficial).
Sobre o convidado:
Otávio Delaneza é especialista em Direção Teatral e Artes da Cena, pós-graduado pelo Teatro Escola Célia Helena e Licenciado em Artes Visuais, com formação no método Dance Of Intentions (Holstebro/Dinamarca) e residências artísticas imersivas com Eugênio Barba, estudando as técnicas laboratoriais do Odin Teatret. Atua na formação e embasamento de grupos teatrais desde 2004, tendo como focos de pesquisa o corpo como ferramenta elementar, o teatro narrativo e o Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Otávio é um dos idealizadores da Mostra de Teatro Cena Bárbara. É diretor convidado do espetáculo Via Crucis desde 2013, onde realiza um trabalho anual com atores e não-atores culminando numa grande produção externa. Teve sua trajetória como diretor reconhecida pelo PROAC LAB, conquistando pontuação equivalente à grandes mestres do teatro paulista. Validação esta que permitiu a instituição de seu Laboratório de Investigação Cênica (uma célula de pesquisa teatral no município de Santa Bárbara d’Oeste). Das obras concebidas por ele, destacam-se: “N”, espetáculo de sua autoria que propõe uma reflexão sobre a condição dos refugiados na contemporaneidade, “Trovoa”, trabalho híbrido de teatro e audiovisual e “O Broto”, obra que circulou pelo país rendendo reconhecimentos para sua direção em importantes circuitos. Como convidado dirigiu espetáculos para as cias D’Vergente e Karuna. É fundador da Cia Arte-Móvel (2009), onde é diretor de seis, dos sete espetáculos em repertório da Cia.