A coleta de lixo em Nova Odessa está prejudicada em alguns pontos por conta de uma queda de braço entre os coletores e a administração. O sindicado aponta que os horários foram alterados e que os coletores trabalham sem condições dignas. A Administração fala em retaliação.
Em várias publicações na internet, a população reclama de lixo acumulado. “No Campos Verdes está cheio de lixos”, escreveu Ju Tiene. “Aqui no Lopes Iglesias tem lixo por todos os lugares”, reclamou outro.
“Só falta os urubus baixarem aqui, já estão rodeando, vergonhoso”, disse Maria Antonia Hass.
Adriano José do Carmo Rosa, presidente do SSPmano (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa) afirmou, em vídeo, que os coletores não pararam e que o problema está acontecendo por conta da escala de trabalho. “Fizemos uma reunião e uma proposta de horário, mas não fomos atendidos”, reclamou.
De acordo com ele, os servidores estão trabalhando sem EPI (Equipamentos de Proteção Individual), com calçados furados, sem água e sem ter onde se segurar nos caminhões.
A reportagem questionou quais os horários que os coletores trabalhavam antes das mudanças e quais os horários atuais, mas o presidente não respondeu, bem como qual era a proposta apresentada pela categoria.
MULTAS
A reportagem teve acesso a um documento da Secretaria de Assuntos Jurídicos que mostra que a Administração recebeu 18 infrações administrativas do Ministério do Trabalho e Emprego, totalizando R$ 38 mil, por conta de horas extras irregulares e ausência de registro de ponto na hora da refeição.
Por conta da falta de uso de EPI o município foi multado em R$ 120 mil. O documento é datado do dia 04 deste mês e se destinava à Diretoria de Serviços Urbanos.
A reportagem tentou contato com coletores, mas eles informaram que foram orientados pelos advogados e presidente do sindicato a não dar nenhuma declaração.
MPT teria recomendado cortes
Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa explicou que o serviço de coleta de lixo está passando por uma reestruturação diante da determinação do MPT (Ministério Público do Trabalho), para que promova adequação das horas-extras e do registro de ponto dos servidores que realizam o trabalho no município.
“Como forma de retaliação, alguns servidores que compõem duas das seis equipes responsáveis pela coleta de lixo não compareceram ao trabalho no último sábado (14) e reduziram consideravelmente o ritmo nesta segunda (16) e terça-feira (17), afetando principalmente os seguintes bairros: Jardim Alvorada, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesias e Green Village (no sábado); São Manoel (na segunda-feira); Campos Verdes, Vila Nova, Terra Nova e parte do Santa Luiza (nesta terça-feira)”, apontou a administração.
De acordo com a prefeitura, está havendo descumprimento injustificado do cronograma de coleta de lixo, e por isso, vai verificar as medidas cabíveis. “No intuito de minimizar os transtornos que estão sendo causados à população, a quem a Prefeitura de Nova Odessa pede desculpas e, ao mesmo tempo, compreensão”.
A prefeitura afirmou que fornece todos os EPIs, conforme determina a legislação. Mas não respondeu ao questionamento sobre os horários que os coletores praticavam antes.