A cidade de São Carlos recebe a partir de hoje, pela terceira vez em sua história, mais uma edição dos Jogos Abertos do Interior, promovido pela SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) e que terá competições até o dia 24 de novembro. A RMC (Região Metropolitana de Campinas) será representada pelas cidades de Americana, Campinas, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Itatiba, Paulínia, Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Neste ano, 227 cidades com 15 mil atletas competirão em 26 modalidades, entre coletivas e individuais em mais de 40 locais de provas.O evento terá a presença de três novas modalidades: basquete 3×3, beach tennis e rugby.
O gestores públicos da RMC não escondem a expectativa por um bom desempenho e a projeção da política esportiva do seu município. “Competiremos com 15 equipes, em 10 modalidades diferentes. Nossa delegação é composta por 95 pessoas. Temos expectativa de boas campanhas em várias modalidades”, afirmou o secretário de Esportes de Santa Bárbara d´Oeste, Vinicius Furlan. A cidade foi sede neste ano dos Jogos Regionais.
O município obteve classificação para basquete feminino, malha, tênis de mesa feminino e tênis de mesa masculino, vôlei de praia feminino e vôlei de praia masculino¸ atletismo livre feminino, atletismo livre masculino, atletismo ACD (Atletas com Deficiência), atletismo ACD livre feminino, atletismo ACD livre masculino, luta olímpica livre feminina, luta olímpica livre masculina, natação livre feminino, natação livre masculino, ginástica artística livre feminino e karatê livre feminino.
Já Sumaré terá uma delegação de 60 pessoas, que vão participar de competições de natação e atletismo ACD, tênis de mesa e biribol.
Hortolândia também não tem do que reclamar. Participará dos Jogos Abertos com uma delegação de 160 pessoas entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio.
“Mais importante que melhorar os resultados apresentados no ano passado e trazer medalhas para Hortolândia, é podermos fazer com que estes jovens sintam-se incluídos. Queremos aliar a competitividade ao espírito esportivo”, disse o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão. Hortolândia terá entre os desafios as competições de primeira divisão do karatê e capoeira.
Já em Americana, a expectativa é por bom desempenho da delegação, formada por 200 pessoas, que inclui atletas, equipe e apoio. “Hoje chegaram os atletas do tênis de mesa, basquete, futsal e tênis. Conhecemos o alojamento e agora eles irão se preparar para começarem as disputas. Todos estão focados e acredito que teremos bons resultados”, disse o subsecretário de Esportes, Abimael Valadares.
Americana compete nas modalidades: ciclismo, natação, damas, ginástica rítmica, handebol, futebol, karatê, voleibol e ginástica artística.
Em Paulínia, a cidade será representada por 34 atletas e oito componentes de comissão técnica nas modalidades de atletismo ACD, rugby, ginástica artística sub-14 e ginástica artística livre.