Nesta terça-feira (8) foi divulgado uma carta aberta a comunidade pelo SINTEPS (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), o qual oficializa a greve dos funcionários das ETECs e FATECs.
Os trabalhadores tem quatro reivindicações principais, o pagamento imediato do Bônus por resultado, fim do arrocho salarial, defesa das escolas do Centro Paula Souza e revisão de carreira.
O pedido de defesa das escolas do Centro Paula Souza, vê após a proposta do governo de Tarcísio para a implementação de uma “rede paralela” de ensino técnico na rede estadual o que seria um “golpe de morte” como dito em cartilha divulgada pelos grevistas para explicação dos seus motivos.
De acordo com a lista divulgada pelo sindicato, Americana, Campinas, Sumaré e Santa Bárbara têm escolas participando da greve do SINTEPS
• ETEC Polivalente em Americana
• ETEC Bento Quirino e Fatec Campinas em Campinas
• ETEC Professor Dr. José Dagnoni em Santa Bárbara d’Oeste
• Fatec Sumaré
Pela lista divulgada ao menos 117 instituições com adesão, mesmo que parcial, a greve.
Em apuração de nossos repórteres, a ETEC Polivalente não teria aderido à greve em decorrência da terem poucos professores e temem prejudicar o ano letivo dos alunos diferentemente da lista divulgada pelo sindicato.
Em resposta ao e-mail enviado pela Rede TODODIA, o Centro Paula Souza diz “O Centro Paula Souza (CPS) trabalha para valorizar os servidores da instituição.
A Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro. A atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima da inflação para os servidores públicos.
O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho.
A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas. O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão. A instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.”