Na manhã desta quarta-feira (30) aconteceu a inauguração do Centro de Reservação de Água no Jardim Ipiranga, uma obra que durou cerca de 15 meses e trará grandes melhorias para a região. Autoridades de Americana estiveram presentes na cerimônia oficial.
“Muito importante o dia de hoje. Nós estamos dando a segurança do abastecimento dessa região, e isso é motivo de orgulho. A cidade anseia por obras importantes, principalmente na questão da infraestrutura”, disse o prefeito de Americana, Chico Sardelli.
O novo reservatório tem capacidade de dois milhões de litros, um ganho importante em relação ao anterior que fornecia 400 mil. Com a melhoria, o bairro não ficará sem água quando houver falta de bombeamento. Quem explicou isso foi o superintendente do DAE Americana, Carlos Zappia.
“Esse sistema é muito moderno, é o que a gente chama de aço vitrificado. É um sistema europeu, então tem uma durabilidade muito maior do que aqueles reservatórios antigos de cimento ou chapa de aço. Chega a uma durabilidade estimada em mais de 100 anos”, detalhou Zappia.
Além disso, toda estrutura fornece um padrão de crescimento e desenvolvimento para a região. A área permite ampliação conforme o aumento populacional, mas já garante pelo menos 20 anos de abastecimento. O sistema ainda fornece alta tecnologia com monitoramento por telemetria, tecnologia que permite a realização de medições e ações de segurança à longa distância.
A empresa responsável pela construção do reservatório aproveitou o espaço e doou uma praça com playground para a diversão das crianças.
O vereador Lucas Leoncine (PSDB) foi responsável pelo pedido e acompanhamento para que este reservatório fosse projetado e construído. “Esta é uma solução que começará a resolver definitivamente o problema da falta de água para cá (bairro e região)”, disse Leoncine, que também discursou durante a inauguração.
O trabalho para a melhoria no abastecimento de água em Americana continua. Segundo o prefeito, mais dois reservatórios serão entregues ainda esse ano, um na Cidade Jardim e outro na Vila Santa Catarina. “Na totalidade, deixaremos seis (reservatórios) em nosso governo”, garantiu