Durante entrevista à TV TODODIA na manhã desta sexta-feira (1) sobre vida política, o ex-deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e atual presidente do partido do município, manifestou vontade de entrar na disputa pela prefeitura municipal.
Segundo o político, o partido está avaliando as possibilidades para as eleições municipais de 2024, tendo três possibilidades para a disputa eleitoral. “Não vou dizer que dessa água não bebereis, nunca, em algum momento talvez”, destaca Macris, “Meu nome tem sido cogitado a candidato a prefeito e eu não vou descartar essa possibilidade porque o partido ainda não tomou a posição”.
Macris afirma que o partido está trabalhando com três hipóteses para as próximas eleições, podendo lançar um candidato próprio, entrar como apoio a uma possível reeleição do atual prefeito Chico Sardelli (PV), ou entrar na corrida apoiando o ex-prefeito Omar Najar (MDB).
Mantendo cargos públicos desde 1973 – passando como vereador, deputado estadual e federal nos últimos anos –, por mais que tenha perdido as eleições de 2022 para o cargo federal, Vanderlei afirma que o partido reconhece os erros e busca trazer uma remodelagem para as próximas candidaturas.
Além de uma vontade própria, Vanderlei afirma que o presidente do PSDB nacional, Eduardo Leite, quer que ele venha como candidato. “Em nível estadual e federal, o Eduardo Leite até já conversou comigo, aqui também em São Paulo nós conversamos na executiva estadual, eles querem que eu seja candidato, o partido quer. Como tá nesse processo de reconstrução, é importante se ter uma vitrine para poder apresentar essa nova modelagem que o PSDB tem pela frente”.
Família Macris
O que dá força para uma possível candidatura de Macris ao poder do executivo é a saída de seus filhos da corrida para a prefeitura – Cauê, que anunciou sua saída de cargos públicos, e Rafael, que concorreu às eleições para a prefeitura em 2020.
Macris afirma que o partido no momento está preparando uma chapa forte para vereadores, e que seu filho, Rafael Macris, poderá estar entre os nomes para apoio do partido, mas não como prefeito. “Rafael foi candidato a prefeito, não teve êxito na disputa, ele quer participar da vida política da cidade, é possível que ele possa ser um vice-prefeito ou vereador mas como prefeito não pretende disputar”, afirma.