quinta-feira, 21 novembro 2024
EFEITOS DO CALOR

Com temperaturas altas em todo país, consumo de energia aumenta

Setembro fechará com alta de 5,8% em relação ao ano passado, segundo ONS
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Que o Brasil enfrenta uma semana de calor extremo não é surpresa a ninguém, porém essa onda de calor continua quebrando recordes.

Segundo previsão da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o mês de setembro fechará com um consumo de energia de 75,2 mil MW (megawatts) médios, uma alta de 5,8% em relação a setembro do ano passado.

Se esse valor for confirmado ao final do mês, será o maior valor já registrado para o mês nos dados da ONS. O maior consumo deve ser registrado na região Norte com 10,6% (7.707 MWmed) em decorrência a retomada de atividades de consumidor livre, já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a previsão é de aumento de 6,1% (42.756 MWmed) enquanto no Nordeste estimasse aumento de 4,2% (12.350 MWmed) e no Sul 3,8% (12.421 MWmed).

Nos dados da ONS os níveis dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentavam as melhores condições em comparação com o mesmo dia em 24 anos de dados. Usinas hidrelétricas como a de Furnas, no rio Grande, e Emborcação, no rio Paranaíba, apresentaram o melhor nível de armazenamento dos últimos 19 anos.

Foto: ONS | Reservatórios Hidrelétricas
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também