A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de São Paulo divulgou dados que mostram que os pedidos de medidas protetivas de urgência solicitadas online aumentaram 53,9% entre 2022 e 2023.
A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Jorge Ferrari, enfatizou a importância dos recursos oferecidos pelo governo para a proteção de vítimas de violência doméstica como a possibilidade de realizar a solicitação da medida e o registro da ocorrência de maneira presencial ou online 24 horas por dia.
“A partir do momento que a mulher faz a denúncia, a Polícia e o poder Judiciário estão cientes de que ela precisa de ajuda e podem oferecer ferramentas de auxílio e proteção. Medidas protetivas salvam vidas”, explica Jamila.
Segundo a Polícia Civil, somente em 2022 foram solicitadas 17.536 medidas protetivas através da DDM online e das DDMs 24 horas. Em 2023, até o começo de dezembro, foram registradas 26.996 solicitações. 40% das unidades da DDM estão em São Paulo.
As denúncias presenciais podem ser feitas em uma DDM ou na delegacia do bairro em que a vítima reside e para fazer a denúncia online é possível por meio do site da DDM Online, no endereço da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo.
O Estado ainda tem disponível outras ferramentas de proteção das mulheres, como o SOS Mulher, uma plataforma de conteúdos sobre saúde, segurança e independência financeira.
Outra forma de proteção disponível é o botão do pânico, um aplicativo que pode ser acionado em situações de perigo, uma iniciativa em parceria com o judiciário que possibilita o monitoramento dos agressores, além das tornozeleiras eletrônicas.