sexta-feira, 22 novembro 2024
ENERGIA LIMPA

Governo de São Paulo lança fundo para atingir meta de carbono neutro

Iniciativa conta com financiamento internacional e oito milhões de euros disponíveis para contemplar projetos
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Reprodução / Pixabay

O Governo de São Paulo regulamentou o FAEE (Fundo de Aval para Desenvolvimento da Eficiência Energética no Estado de São Paulo) e constituiu o Conselho Estadual de Orientação de Eficiência Energética. Vinculado a Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) é um importante instrumento para que o estado atinja a meta de neutralidade de carbono.

O Objetivo do FAEE é reduzir os requisitos de garantias para que as pequenas e médias empresas possam financiar projetos de eficiência energética, bem como abrir caminho para a modernização dos processos e redução dos custos das beneficiárias de forma sustentável diminuindo a emissão de gases poluentes.

“Com a regulamentação desse fundo, demos mais um importante passo para impulsionar a descarbonização em São Paulo, reduzindo custos operacionais de pequenas e médias empresas e promovendo a geração de emprego e renda”, avalia a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. “Esse é um mecanismo extremamente importante para destravar investimentos em eficiência energética”, acrescenta em nota oficial.

O aporte inicial para o FAEE é 8 milhões de euros custeados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) com o objetivo de financiar a cobertura para eficiência energética na Indústria (PotencializEE). Essa é uma ação com potencial de alavancar cerca de R$ 420 milhões à disposição da Desenvolve SP responsável pela gestão do fundo com 425 projetos.

Os próximos passos serão a celebração do contrato de gestão do FAEE entre a Semil e a Desenvolve SP e a aprovação das normas e procedimentos do fundo pelo Conselho Estadual de Orientação de Eficiência Energética.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também