Aventura e momentos ao livre, quem gosta dessa combinação vai ter muito o que comemorar. O governo de São Paulo anunciou nesta sexta–feira (19) que o estado exibe um dos maiores patrimônios naturais em cavernas do país. São 718 catalogadas pela Semil (Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).
Os locais mais famosos como a Caverna do Diabo e as formações do Petar são destinos obrigatórios pra quem procura turismo ecológico e de aventura. A Caverna do Diabo, segundo o governo do estado, é conhecida como a “oitava maravilha do mundo” e encanta com seus salões esculpidos pela ação dos fenômenos naturais. Na nossa região temos a caverna do Pilon em Iracemápolis descrita pelos visitantes como fascinante e maravilhosa.
Já o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar) abriga a maior concentração de cavernas do país, totalizando 521 em uma área de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada no sul do Estado.
Dividido em quatro núcleos, o Petar oferece 12 cavernas abertas ao público, incluindo a Casa da Pedra, que ostenta o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura.
Para aproveitar as opções com o máximo de segurança possível vale a pena conhecer as dicas de segurança.
“Explorar as cavernas é uma experiência única, mas é também fundamental estar ciente dos desafios exigidos. O acesso em algumas é desafiador, exigindo habilidades específicas e equipamentos adequados. É importante realizar expedições com os monitores ambientais, que são guias experientes, garantindo, assim, a segurança de todos os exploradores”, explica o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz em nota.
Para o governo do estado a prioridade é promover o ecoturismo de maneira sustentável, garantindo que as gerações futuras também possam desfrutar dessas maravilhas naturais.