A Prefeitura de Paulínia está realizando a informatização de toda a rede de saúde do município. O processo contempla desde a informatização das recepções, com a instalação de equipamentos modernos com registros visuais e por voz de chamada de pacientes, até o encerramento do prontuário físico dos usuários, dando lugar ao prontuário eletrônico.
De acordo com o secretário de Saúde de Paulínia, Alexandre Brandt, o prontuário eletrônico permite que o profissional visualize todas as informações do histórico do paciente em qualquer serviço de saúde do município onde for atendido, sem a necessidade de movimentação do prontuário de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
Além disso, a informatização da saúde conta também com a integração entre os sistemas de exames de diagnóstico por imagem e laboratorial realizados no Hospital Municipal, com o prontuário eletrônico do paciente, dando a possibilidade ao profissional de acessar os exames em tempo real no momento do atendimento.
“Estamos trabalhando, a pedido do prefeito Du Cazellato, com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez melhor e mais ágil aos usuários da nossa rede de saúde”, afirmou o secretário.
Segundo ele, para que a informatização fosse possível, a Secretaria de Saúde realizou a substituição do cabeamento de todos os serviços por fibra ótica, proporcionando uma rede de alta velocidade com maior estabilidade, além da substituição, ampliação e modernização dos equipamentos de informática.
“Hoje, todos os consultórios médicos e multiprofissionais do município contam com computadores e impressoras para o atendimento dos usuários”, comentou Brandt.
Atualmente, o atendimento do Hospital Municipal já está informatizado, desde a emissão de senha na recepção, até o atendimento médico e evolução de pacientes internados. A implantação também já foi concluída nas recepções e nos guichês das farmácias de todas as UBSs.
A previsão é de que, até o final do primeiro semestre de 2024, todos os serviços de saúde estejam completamente informatizados, junto à Central de Regulação.