A Prefeitura de Americana deve receber, ainda neste segundo semestre, mais R$ 1,5 milhão em recursos do Governo Federal, destinados exclusivamente para investimento no programa “Saúde Já” – iniciativa que desde o final do ano passado permite à prefeitura contratar consultas médicas particulares para oferecer aos pacientes da rede pública que aguardam na fila para várias especialidades.
Dez mil pessoas já foram atendidas pelo programa desde outubro de 2018 e a expectativa é de que o dinheiro extra, anunciado ontem, sirva para custear mais 25 mil consultas até o primeiro trimestre de 2019, possibilitando “zerar” a espera da população por atendimento em áreas como cardiologia, urologia, neurologia, gastroenterologia, entre outras.
A obtenção do recurso federal foi anunciada ontem, em entrevista coletiva à Imprensa, pelo prefeito Omar Najar (MDB), na companhia dos tucanos Vanderlei Macris, deputado federal, do vice-prefeito Roger Willians e do vereador Rafael Macris, que idealizou o “Saúde Já” na Câmara. O repasse do dinheiro foi conquistado através de emenda parlamentar do deputado Macris. A verba, segundo eles, já foi liberada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e deve ser encaminhada ao município já neste segundo semestre. O anúncio no Gabinete de Omar contou ainda com a presença do secretário da Saúde, Gleberson Miano, e dos vereadores Thiago Martins (PV) e Gualter Amado (PRB).
“Este projeto é muito importante para os atendimentos na rede de saúde, por isso só tenho que agradecer essa luta em prol da saúde. Esse reforço vem ajudar a agilizar o atendimento e zerar essa fila. Fico muito feliz com essa iniciativa”, disse o prefeito.
“Sem dúvida, é um dos programas mais importantes da cidade, que dá oportunidade da população de baixa renda ser atendida em consultórios particulares”, destacou o deputado Macris.
Já o vereador Rafael Macris destacou a união de esforços. “Independentemente de divergência política que a gente possa ter, é obrigação minha, do prefeito, secretário e do deputado ajudar a população, e é isso que estamos fazendo anunciando R$ 1,5 milhão para zerar a fila de consultas, inclusive tendo recursos para comprar alguns exames”, completou.
“Gostaria de saber dos 645 municípios do Estado quais poderão dizer que conseguiram zerar essa fila. Esse é o recurso mais gostoso de anunciar, é recurso que vai direto para o povo”, disse também o vice-prefeito Roger Willians.
ESPECIALIDADES
O secretário da Saúde, Gleberson Miano destacou que um trabalho já vem sendo feito desde outubro. “Os atendimentos feitos desde o ano passado retiraram da fila 15 mil pessoas. Destas, 10 mil compareceram às consultas e as demais, ou não tinham mais interesse, ou já haviam solucionado a questão de outra forma. Estimamos que o comparecimento para estas outras 25 mil terá a mesma proporção e será possível zerarmos esta fila”, disse o secretário.
Miano destacou como principais especialidades a serem contratadas graças ao repasse: gastroenterologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, infectologia, proctologia, além da ampliação na contratação de profissionais de cardiologia, neurologia, urologia e vascular.
As consultas são contratadas por meio de chamamento público, o que dispensa uma nova licitação. “À medida que houver o repasse (do dinheiro), poderemos iniciar as contratações de profissionais. O que será muito bom para nós”, completou Miano.