Depois de 26 anos de dedicação, a moradora de Paulínia, Alzira Braseiro Botim, de 91 anos, encerra sua longa história nos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Considerada uma lenda do torneio, a idosa se despede das competições de vôlei, dominó e atletismo.
Participando desde a primeira edição do Jomi, em 1996, Alzira marca presença nas competições mostrando empenho, força e ensinando aos outros como o esporte muda vidas.
“Ao longo de mais de 40 anos, competi com muita alegria e determinação, mas agora sinto que é hora de dar um tempo. Comecei a praticar exercícios ainda criança, em 1941, mas as competições só chegaram em minha vida após o falecimento do meu marido. O esporte me ajudou e me ajuda a ser uma pessoa mais feliz”, relatou.
Com sua história inspiradora, Dona Alzira é uma prova viva de que a idade é apenas um número quando se trata de perseverança e determinação no esporte e na vida.
A idosa conta que além da competição, a confraternização com os companheiros é um fator motivador para suas participações. “Participar do Jomi é uma fonte de alegria para mim que vivo sozinha. É uma oportunidade de rever alguns amigos, dar boas risadas, praticar os esportes que gosto e ser mais feliz”.
Versátil como atleta, ela atuou em modalidades como arremesso de peso, dominó e voleibol adaptado.
Mesmo com a pausa nas competições, a conhecida “Lenda do Jomi” de Paulínia não quer parar de ter uma vida ativa, o que lhe proporciona um envelhecimento com qualidade de vida. “Vou continuar praticando exercícios físicos, pois sei o quanto são essenciais para manter a minha saúde em dia”.