segunda-feira, 25 novembro 2024

Prefeitura de Sumaré anuncia Zona Azul com 2.890 vagas

A Prefeitura de Sumaré anunciou ontem que vai publicar na próxima semana um edital de licitação para conceder à iniciativa privada o direito de explorar 2.890 vagas de estacionamento público pago em suas principais ruas e avenidas.

A cidade não conta com serviço contínuo de Zona Azul desde 2017. Apenas para as compras de fim de ano, em 2018, a Administração realizou operações paliativas de controle de estacionamento na região central.

A implantação do sistema deve ser realizada em três fases – ainda sem prazos totalmente definidos. A primeira, com 770 vagas, abrange as ruas Antonio Jorge Chebab, Antonio Vale Mello, Dom Barreto, José Maria Miranda, Pedro Consulente, Luiz Duarte, Arlete Maria de Marchi, Justino França, Angelo Ongaro, Bandeirantes, Manoel de Vasconcellos e Emílio Leão Brambila, além de um trecho da Avenida 7 de Setembro.

Posteriormente virão a segunda e terceira fases, abrangendo mais 559 vagas e 1.561 vagas, respectivamente. As vias abrangidas pelas duas últimas etapas ainda não foram divulgadas.

A concessão do serviço vinha sendo solicitada pela Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré), que considera a rotatividade nas vagas essencial para o comércio no Centro.

“O cliente dá duas voltas no quarteirão. Se não encontra onde parar, vai para outro lugar: um shopping, outra cidade. É polêmico, tem gente que será contrário, mas a grande maioria é a favor. Nosso trabalho será de conscientizar. Se não mexer, tende a diminuir o movimento”, afirma o presidente da entidade, Juarez da Silva.

Segundo um decreto do prefeito Luiz Dalben (PPS), o contrato será firmado por um prazo inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

A tarifa deve ser fixada pela Administração e será considerada vencedora da licitação a empresa que oferecer a maior “outorga” – percentual da arrecadação com o serviço – ao município.

“Sabemos da importância do serviço de Zona Azul para o empresário da região central de Sumaré, pois é uma forma de administrar as vagas de estacionamento e torná-las rotativas, beneficiando diretamente o consumidor que vem fazer compras. Valorizamos essa parceria com a Associação Comercial e pretendemos colocar o serviço em funcionamento assim que tivermos o resultado da licitação”, comentou Dalben.

 
Por Walter Duarte

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também