terça-feira, 30 abril 2024

Nova Odessa antecipa bloqueio a usuário sem cartão

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa vai antecipar em 30 dias o bloqueio na Farmácia Central e de Alto Custo para pacientes da rede pública que ainda não têm em mãos o “Cartão +Saúde”, que está sendo emitido há meses pela secretaria.
O calendário anterior previa o bloqueio para esse serviço no dia 15 de dezembro, mas ontem a Secretaria informou que o bloqueio para retirar medicamentos começa a partir do dia 15 de novembro – juntamente com o bloqueio para as consultas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Vanderlei Cocato, secretário de Saúde, alega que o início antecipado do bloqueio a pacientes sem o cartão na farmácia tem como objetivo “permitir que a pasta planeje de uma forma bem detalhada a compra de medicamentos para atender os pacientes ao longo do próximo ano”.
“Nós estamos realizando desde dezembro de 2018 o recadastramento dos usuários da rede pública para a emissão do Cartão +Saúde e sempre deixamos bem claro a necessidade de a população procurar a Central de Atendimento porque, em algum momento, nós iríamos iniciar o bloqueio dos serviços oferecidos. Esse bloqueio gradual teve início em agosto e seguiria até dezembro, mas decidimos antecipar em um mês no que se refere aos medicamentos retirados na Farmácia Central e de Alto Custo para que possamos planejar, de uma forma ainda mais eficiente, a compra de remédios”, disse o secretário. “Faço questão de ressaltar mais uma vez que, em nenhum momento queremos causar qualquer tipo de transtorno ao usuário da rede pública, mas, sim, garantir o melhor e mais humanizado atendimento para quem realmente é de Nova Odessa”, completou. 

NÚMEROS 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, mais de 28,9 mil usuários da rede pública já foram recadastrados. Desse total, 57% são mulheres e 43% são homens. “Nós já conseguimos perceber com esse trabalho, que houve uma redução nos atendimentos de pessoas de outras cidades no nosso sistema de saúde como um todo, em relação a consultas no pronto-socorro e solicitação de exames. E esse movimento tende a cair ainda mais”, afirmou Cocato.

COMO EMITIR 

A Central de Atendimento da Saúde, onde o Cartão +Saúde é emitido, funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Avenida Eddy de Freitas Crissiúma, 150, atrás da prefeitura. Para retirar o cartão, basta ao usuário da rede pública procurar a Central com RG (original), CPF (original) e comprovante de endereço no nome do requerente. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também