A Prefeitura de Sumaré anunciou ontem que passa a oferecer Plantão Psicológico quinzenal a guardas municipais e bombeiros da cidade – profissionais que lidam com o perigo iminente e situações de risco, exigindo estabilidade emocional. O serviço faz parte do “Projeto Saúde Mental”, implantado em parceira pelas Secretarias de Segurança e de Saúde.
Os trabalhos tiveram início na segunda (4), na sede da Guarda, com a palestra Plantão Psicológico, cujo tema voltou a ser ministrado nesta terça. O prefeito Luiz Dalben comentou sobre a necessidade do fortalecimento emocional a essa categoria. “É de extrema importância esse apoio para o bom desempenho dos nossos guardas e bombeiros, por causa do elevado risco submetidos nas atividades diárias. O Plantão Psicólogo visa dar suporte aos agentes de segurança, que lidam constantemente com muita pressão no trabalho”.
A palestra ficou a cargo do psicólogo Ezequiel de Andrade Feitosa, coordenador da Saúde Mental do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade. Esteve presente ainda o médico George Burlandy, que também trabalha na rede municipal de saúde. Ambos estarão à frente do Plantão Psicológico.
As estatísticas revelam muitos casos de distúrbios psiquiátricos decorrentes da exaustão no trabalho, especialmente por parte daqueles que trabalham diretamente com a área da segurança.