O atual prefeito de Campinas e pré-candidato à reeleição, Dário Saadi (Republicanos), saiu na frente na primeira Pesquisa Todo Dia Campinas/Sampi/Ágili de intenção de votos para a Prefeitura de Campinas, com 33,8%. Na sequência, vem Rafa Zimbaldi (Cidadania), com 22,8%; Pedro Tourinho (PT), com 11,4%; Paulo Gaspar (Novo), com 3,1%; Laura Leal (PSTU), 2,8%; e fecha o levantamento Edson Dorta (PCO), com 0,4%, na pesquisa estimulada do instituto. 17,8% dos entrevistados afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos. Não sabem ou não souberam responder 8,1%.
O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 23 de junho, período no qual o vereador Paulo Gaspar era o pré-candidato do Novo. A sigla anunciou a troca por Wilson Matos neste dia 1º de julho.
A pesquisa mostrou o cenário de votos válidos. De acordo com a opinião dos eleitores, Saadi chegaria a 45,5%; Zimbaldi, 30,7%; Tourinho, 15,3%; Paulo Gaspar, 4,2%; Laura Leal, 3,7%, e Edson Dorta, 0,5%. Neste caso, seria realizado um segundo turno entre os pré-candidatos Dário Saadi e Rafa Zimbaldi, se as eleições fossem hoje.
Segundo Turno
O instituto fez a simulação de segundo turno com três possíveis cenários e o prefeito Dário Saadi venceria qualquer que fosse seu adversário. A pesquisa simulou o confronto mais provável, entre Dário e Rafa, em um eventual segundo turno. O atual chefe do executivo venceria com 41,4%, contra 32,6% do deputado estadual. Não votaria em nenhum dos dois 19,1% dos eleitores; e não souberam ou não responderam, 6,9%.
No cenário contra Pedro Tourinho, Dário Saadi tem uma intenção ainda maior de votos na possível disputa. Dário atingiria 53,8%, e o petista, 20,3%; nenhum foi a resposta de 20,5%; e não souberam ou não responderam, 5,5%.
Um segundo turno entre Rafa Zimbaldi e Pedro Tourinho terminaria com a vitória de Zimbaldi. De acordo com cenário simulado, Rafa teria 51,6%; Tourinho, 19,1%; nenhum, 22,9%; e não souberam ou não responderam somaram 6,4%.
Tourinho, o mais rejeitado
O pré-candidato do PT, Pedro Tourinho, amarga a posição de ter o nome mais rejeitado entres os entrevistados. Dos entrevistados, 37,3% afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum. A lista de rejeição tem o atual prefeito Dário Saadi em segundo, com 21,3%; na sequência, Laura Leal, 16%; Rafa Zimbaldi, com 15%; Edson Dorta, 10,9%; e Paulo Gaspar fecha o ranking, com 9,3%. 13,6% dos entrevistados afirmam que não rejeitam “nenhum” dos candidatos. Não sabem ou não souberam responder 15%. Neste caso, os eleitores questionados puderam apontar mais de um nome.
Pesquisa
Foram entrevistados 800 eleitores moradores de Campinas, maiores de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de junho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-05695/2024.