segunda-feira, 25 novembro 2024

Americana e Nova Odessa voltam a ter vacinas DPT e pentavalente

As redes públicas de Saúde de Americana e Nova Odessa confirmaram que receberam esta semana novos lotes de vacinas DTP e pentavalente, que estavam em falta nos municípios desde setembro e outubro do ano passado, por causa de atraso e envios insuficientes dos imunizantes pelos governos estadual e federal. As vacinas estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) das duas cidades desde esta quinta-feira (16).

A DTP, também chamada de “tríplice bacteriana”, previne contra difteria, tétano e coqueluche. É aplicada em duas doses nas crianças: uma com 15 meses de idade e a outra aos quatro anos. Já a vacina pentavalente, como o nome indica, protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a Influenza tipo B (que causa meningite e infecções no nariz e na garganta). As crianças devem receber três doses – aos dois meses de idade, e mais duas doses de reforço, aos quatro e aos seis meses.

AMERICANA

A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou ontem ter recebido ontem (15) 1.700 doses da pentavalente e 700 doses da DTP. Na cidade, as duas vacinas estavam em falta desde setembro, quando a Secretaria Estadual da Saúde destinou apenas 72 doses à cidade (quantidade insuficiente, se comparada à demanda mensal de 400 doses, aproximadamente).

“Ambas as vacinas já foram distribuídas às Unidades Básicas de Saúde e os estoques voltaram à normalidade”, informou ontem a prefeitura em comunicado. Ainda segundo a vigilância, a falta da vacina nos últimos meses afetou a cobertura na cidade, que hoje está em 50% – índice aferido em novembro do ano passado. A tendência agora é de que esse percentual suba com a chegada das vacinas.

NOVA ODESSA

No município vizinho, a Secretaria de Saúde confirmou a chegada de 480 doses da vacina pentavalente e outras 220 da DTP. Desde outubro do ano passado o imunizante estava em falta na rede local. Apesar da chegada das doses, o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, diz que a quantidade recebida ainda não é suficiente nem para o mês de janeiro. Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Saúde informou que trabalha para regularizar a distribuição da vacina pentavalente em todo país até março.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também