domingo, 24 novembro 2024
COMPENSAÇÃO

Governo do Estado reduz juros para pescadores afetados por descartes no Rio Piracicaba

No começo deste mês, foi registrado a maior mortandade de peixes que se teve conhecimento
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação/ Governo do Estado

Nesta quarta-feira (24), o Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, anunciou a redução de 5% para 3% da taxa de juros anual da linha de crédito do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista) destinada à aquicultura para a região atingida pelos descartes irregulares de resíduos no Rio Piracicaba, que ocasionou na morte de toneladas de peixes.

Segundo o levantamento inicial da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mais de 30 famílias dependem do rio para se sustentarem. Para ter acesso à linha de crédito com taxa especial, os pescadores devem procurar a Casa da Agricultura do seu município.

No começo deste mês, foi registrado a maior mortandade de peixes que se teve conhecimento no Rio Piracicaba, que chegou até a APA (Área de Proteção Ambiental) do Tanquã, em Piracicaba. O ocorrido matou cerca de 253 mil peixes em um trecho de 70 quilômetros.

Em menos de um mês, uma terceira mortandade de peixes foi registrada no rio, na segunda-feira (22). De acordo com o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Cetesb, órgãos que estão investigando o caso, está nova mortandade não tem relação com o registrado no começo do mês, conforme noticiado pela equipe do TODODIA. Desta vez a mortandade foi registrada em outro ponto do rio.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também