De acordo com levantamento realizado na plataforma “Vota Aí”, lançado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), para auxiliar o eleitor a decidir em quem votar nas eleições municipais deste ano, “Desenvolvimento Sustentável” é o termo mais citado pelos principais candidatos à prefeitura dos municípios de Americana, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Santa Bárbara. “Saúde” e “Educação” aparecem na sequência com o maior número de citações.
Veja as propostas dos principais candidatos em cada um dos municípios, segundo o Vota Aí:
Americana
“Desenvolvimento sustentável” é o termo mais citado no plano de governo da sanitarista Maria Giovana Fortunato (PDT), com 30%. Na sequência, vêm Educação, com 30%, e Saúde, com 10%.
Nas propostas do advogado Ricardo Pascoti (UB), o termo Desenvolvimento Sustentável também é o que mais aparece, com 57,14%, seguido por Saúde, e “Segurança Pública”, com 14,29% cada termo.
A plataforma não conseguiu fazer a aferição do plano de governo do prefeito e candidato à reeleição Chico Sardelli (PL).
Hortolândia
Assim como em Americana, “Desenvolvimento Sustentável” é o termo mais citado no plano de governo do médico Dr. George (PL), com 30,77% das citações. Na sequência, aparecem “Saúde”, com 21,15%, e “Segurança Pública”, com 13,46%
Já entre as propostas do prefeito ZeZé Gomes (Republicanos), candidato à reeleição, a prioridade “Desenvolvimento Sustentável” também aparece como o termo mais citado, com 31,58%, seguido por “Saúde”, com 15,79%, e “Esporte e Lazer”, com 7,89%.
Para Antônio Meira (UB), “Desenvolvimento Sustentável” tem o mesmo número de citações que “Educação”, ambos com 27,27%, seguidos por “Saúde”, com 18,18%.
A plataforma ainda não conseguiu aferir os planos de governo das candidatas Aline Nunes, do DC, e Eliane Garcia, do Psol.
Nova Odessa
O candidato à reeleição, Cláudio Schooder o Leitinho (PSD), tem como prioridade “Desenvolvimento Sustentável”, com 70,59% das citações, seguido de “Educação” e “Modernização da Gestão, com 5,88%, respectivamente.
Entre as propostas do candidato Benjamin Bill Vieira (PL), “Cultura” é citada em 16,67% do documento, seguida de “Educação”, com 16,67% e “Saúde”, com 14,81%.
No caso Juçara Rosolem (Novo), o principal tópico no plano de governo de Juçara é “Desenvolvimento Sustentável”, com 28,05% mas menções, seguido por “Saúde”, com 12,80% e “Esporte e Lazer”, com 7,32%.
Santa Bárbara d’Oeste
Para Rafael Piovezan (PL), a prioridade em seu plano de governo é o “Desenvolvimento Sustentável”, com 40,91% das citações, seguido por “Saúde”, com 22,73%, e “Educação”, com 9,09%.
Para Luis Vanderlei Larguesa (PT), a “Assistência Social” é principal tópico em seu plano, com 18,75%, seguida por “Saúde”, com 18,75%, e “Desenvolvimento Sustentável”, com 12,50%.
Para Dr. José (UB) , a prioridade do seu plano de governo é o “Desenvolvimento Sustentável”, com 22,81%, seguido por “Educação”, com 14,04% e “Saúde”, com 12,28%.
Eliel Miranda (PSD) colocou como principal objetivo em seu plano o “Desenvolvimento Sustentável”, com 21,21%, seguido por “Saúde”, com 12,12% e “Gestão Pública”, com 9,09%.
Sumaré
Henrique do Paraíso (Republicanos) tem em primeiro lugar em seu plano de governo aparece “Saúde”, com 25,25%, seguido de “Desenvolvimento Sustentável”, com 23,23%, e “Segurança Pública”, com 7,07%.
O foco principal de Willian Souza (PT) é “Desenvolvimento Sustentável”, com 29,35%, seguido de “Saúde”, com9,78%, e “Educação”, com 9,78%.
No plano de governo de Eder Ruzza Dalben, a prioridade é “Desenvolvimento Sustentável”, com 24%, seguido de “Saúde”, com 17,33%, e “Educação”, com 12%.
A prioridade no plano de governo de Toninho Mineiro (Mobiliza) é “Desenvolvimento Sustentável”, com 42,86%, seguido de “Educação”, com 14,29%, e “Desenvolvimento Econômico”, com 7,14%.
Para Ana Cleia Meneguetti (Rede), a prioridade é “Saúde”, com 20,75%, seguida de “Desenvolvimento Sustentável”, com 17,92%, e “Educação”, com 15,09%.
Desenvolvimento sustentável em um plano de governo
O Desenvolvimento Sustentável é um conceito que tem como objetivo conciliar a preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais, conciliando com o progresso socioeconômico e político dos países. O objetivo é suprir as necessidades das gerações atuais, pensando também nas gerações futuras.
A plataforma ressalta que os governos municipais desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável, atuando como intermediários entre o governo federal, a sociedade e o meio ambiente. As gestões municipais são responsáveis por implementar políticas públicas que visem à preservação dos recursos naturais, à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a promoção de práticas econômicas sustentáveis.