segunda-feira, 25 novembro 2024

Aeroporto de Americana terá câmeras contra tráfico de drogas

O prefeito Omar Najar (MDB) anunciou que a Prefeitura de Americana está abrindo licitação para instalar câmeras de videomonitoramento no Aeroporto Municipal, na tentativa de coibir tráfico de drogas por meio de aeronaves que utilizam os hangares alugados pela prefeitura no local. 

Nos últimos meses, operações policiais colocaram o aeroporto da cidade nas manchetes do noticiário, como rota do tráfico internacional de cocaína (leia abaixo). 

Os equipamentos de monitoramento deverão ser instalados em pontos estratégicos e interligados com a central da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), que já fiscaliza diversas câmeras espiãs em diferenetes pontos da cidade. 

O prefeito disse ontem já ter conversado com a direção da Gama, que ficará responsável pela operação das câmeras. 

Pelo sistema, as imagens captadas no aeroporto poderão ser monitoradas na sede da corporação. A intenção é que essas câmeras tenham até mesmo visão noturna, porque é o horário com maior risco para o tráfico. 

Omar ainda não tem ideia do investimento e nem do número de câmeras a ser instalado, porque está em fase de levantamento. 

“Não é caro, não. É dinheiro que o município tem condição de arcar”, disse. “É um absurdo (ocorrência de tráfico a partir do aeroporto). Eu acho que tem que ter um controle maior. Americana tinha virado mesmo uma rota de tráfico e a gente está lutando, está fazendo o máximo possível para evitar essa situação, porque não tinha um controle de entrada e saída. Então, com essas câmeras nós vamos monitorar com maior tranquilidade para não ter mais esses abusos e esses aviões que não têm controle”, afirmou Omar. 

Além disso, o prefeito disse que a Administração está cadastrando todos os prefixos de aviões que utilizam o aeroporto à Polícia Federal para checar os proprietários das aeronaves. 

APOIO 

O delegado Luiz Carlos Gazarini, titular da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) e da DIG (delegacia de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Americana, elogia a iniciativa. 

“Todo tipo de controle é bem-vindo. A partir do momento que você começa a criar obstáculo para que as pessoas se sintam, de alguma forma, vigiadas, é importante. Todo tipo de controle, de diligência, que seja feita para fins de coibir a utilização do nosso aeroporto para o tráfico é sempre muito bem-vindo. É louvável a atitude do nosso prefeito”, disse Gazarini. 

AMERICANA ESTÁ NA ROTA INTERNACIONAL 

Operações policiais recentes e ocorrências envolvendo pequenas aeronaves utilizadas para o transporte de drogas têm colocado o Aeroporto de Americana como rota do tráfico internacional de cocaína. Um dos motivos apontados é falta de vigilância. 

No último dia 18 de novembro, por exemplo, um avião transportando 30 quilos de pasta base de cocaína, que havia decolado de Americana, caiu em Elias Fausto, na região de Indaiatuba, e uma copiloto foi presa. 

No dia 10 de outubro, a Dise confirmou que Americana está na rota do tráfico internacional. Na época, foram apreendidos sete aviões de pequeno porte e um helicóptero, avaliados em R$ 18 milhões e mais de 1.300 quilos de cocaína, estimados em R$ 200 milhões.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também