segunda-feira, 14 outubro 2024
ABASTECIMENTO

Limeira decreta situação de emergência para o uso da água no município

Vazão no ponto de captação do Rio Jaguari está em 1,82 metros cúbicos por segundo, afirma BRK Ambiental
Por
Igor Sedano
Foto; Divulgação

O prefeito Mario Botion (PSD) decretou estado de emergência para o uso de água em Limeira (SP). O decreto foi assinado pelo executivo e publicado no jornal oficial do último sábado (12).

De acordo com o decreto, a secretaria de Obras e Serviços Públicos fica autorizada a estabelecer restrições para a utilização de água tratada para finalidades não essenciais, estabelecer rodízios ou interrupções temporárias no fornecimento de água, de acordo com a Lei Municipal 5.460/2014.

Para justificar a medida, a Prefeitura informou que os volumes de águas nos mananciais estão com níveis inferiores aos limites prudenciais e necessários. Além de a vazão no ponto de captação do Rio Jaguari estar em 1,82 metros cúbicos por segundo, conforme informado pela BRK Ambiental, fazendo com que houvesse redução considerável no sistema.

Em outro decreto, a Prefeitura informou que fica requisitada a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo, ficando à disposição da BRK Ambiental para sua captação pelo tempo necessário a regularização do sistema.

A população deverá ficar atentos aos desperdícios durante a lavagem dos quintais, carros e outros fins que não são considerados essenciais. Estes usos deverão ser feitos com equipamentos que aumente a pressão e diminua a vazão de água ou água de reuso.

O mesmo vale para estabelecimentos como postos de combustíveis e lava-rápidos com limite de litros por hora, conforme previsto na Lei Municipal 5.640/2014.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também