quarta-feira, 15 janeiro 2025
COMBATE

Janeiro roxo: combate à hanseníase em Santa Bárbara

O objetivo da campanha é conscientizar sobre a doença
Por
Redação
Foto: Divulgação

Em janeiro, a população que apresentar sintomas como manchas esbranquiçadas e caroços avermelhados ou castanhos, além de dormência ou mudança na sensibilidade, podem procurar UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Santa Bárbara. A população será orientada em Salas de Espera Ativa, com entrega de materiais informativos e encaminhamentos, quando necessário. Esses são sinais da hanseníase, também conhecida como lepra. 

Classificada como uma doença infecciosa crônica, a hanseníase afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, o trato respiratório superior e os olhos. A doença pode ser transmitida, principalmente, através de gotículas respiratórias, como espirros e tosse, de uma pessoa infectada para outra. No entanto a maioria das pessoas tem imunidade natural contra a doença, o que significa que nem todos que entram em contato com a bactéria desenvolvem hanseníase.

Os sintomas incluem manchas na pele com perda de sensibilidade, fraqueza muscular e danos aos nervos. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos, e a detecção precoce é crucial para evitar complicações e a transmissão da doença.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também