A Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) deve receber a instalação de dez novos radares fixos ainda no primeiro semestre deste ano. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo e contempla o trecho entre o km 121 e o km 143, que passa por Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa e Piracicaba. A iniciativa é parte de um projeto para aumentar a segurança viária na região, aponta a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Os radares fixos serão instalados entre os quilômetros 121,50 e 143,65 da SP-304, após a finalização da contratação da empresa vencedora do processo licitatório: Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda, que está atualmente na fase final de recolhimento de caução e assinatura dos contratos.
Enquanto os novos equipamentos não entram em operação, o trecho permanece com o monitoramento por radares portáteis, operados pela Polícia Militar Rodoviária. Em 2024, foram registradas 13.892 infrações entre o km 121 e o km 143 da rodovia.
Além dos radares na Luiz de Queiroz, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) planeja instalar equipamentos em 649 pontos ao longo de todo o estado. Os novos radares prometem melhorar a capacidade para fiscalizar a velocidade dos veículos, contar quantos passam pelo local, fazer leitura automática das placas e transmitir informações em tempo real para uma central do DER.
De janeiro de 2024 até o dia 14 de janeiro deste ano, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) registrou 2.990 acidentes no trecho. O mês com o maior número de registros foi agosto, com 304 sinistros. No mesmo período de 2023, o departamento registrou 3.595 acidentes, sendo setembro o mês com o maior número de ocorrências, com 351 sinistros.
Como funciona o radar antimigué
Entre os equipamentos, estão os Radares Doppler, apelidados de “radares antimigué”, que utilizam uma tecnologia que vai além dos radares fixos convencionais. O novo sistema calcula a velocidade média entre dois pontos específicos.
Os novos radares registram o tempo que o motorista leva para percorrer um determinado trecho, calculando assim a velocidade média do deslocamento de acordo com o limite de cada via. Dessa forma, quem completar a distância entre os dois radares em um tempo inferior ao mínimo estipulado terá ultrapassado o limite e será “dedurado” pelo equipamento.