A Diocese de Limeira suspendeu temporariamente missas e anunciou medidas contra a pandemia de coronavírus. O anúncio foi publicado hoje (19), pelo bispo diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau. Ele publicou decreto oficial com orientações aos fiéis, para a preservação das pessoas contra o vírus.
O decreto aponta que as igrejas ficarão abertas e cita o papa Francisco, que disse que “não é tempo de fechar as igrejas, elas devem permanecer abertas, limpas e bem ventiladas, pois nesta hora, o povo precisa receber o conforto e a assistência religiosa”.
O bispo de Limeira pede apenas que as pessoas do grupo de risco fiquem em casa.
Foram suspensas até segunda ordem as missas diárias (feriais e dominicais) e dispensados os fiéis do preceito dominical.
“Exorto a todos os presbíteros a celebrar a missa em privado, diariamente, e a rezarem pelos enfermos e falecidos de suas comunidades paroquiais”, destaca o decreto, que anunciou outras medidas.
Foram suspensas também a comunhão aos idosos e enfermos levada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão; o mutirão de confissões; os encontros de catequese e demais atividades paroquiais e diocesanas (reuniões, formações, retiros, encontros de noivos, pais, padrinhos, eventos sociais) e as atividades públicas da Semana Santa.
O decreto pede ainda que os párocos e administradores paroquiais dialoguem com os interessados sob a possibilidade de transferir, “sem grave prejuízo”, as celebrações públicas de batizado e matrimônio, sendo cada caso tratado singularmente e com consenso das partes”.