Os bancos de Nova Odessa passarão a controlar a entrada de clientes com a distribuição de senhas. A medida foi anunciada ontem (8) pela prefeitura deve ser implantada a partir de hoje (9), “para diminuir a aglomeração nas agências e conter a disseminação do coronavírus”.
O procedimento faz parte de um conjunto de providências anunciando pela Vigilância Sanitária do município, após reunião com representantes de quatro das cinco instituições financeiras estabelecidas na cidade.
O encontro foi realizado na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde. Gerentes das agências do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander concordaram em “criar mecanismos antiaglomeração, de garantia de distanciamento entre as pessoas e reforço nas rotinas de limpeza dos ambientes”.
O representante do Itaú não compareceu e será notificado sobre as decisões.
Cada banco dirá a capacidade diária de atendimento e a entrega de senhas com horário marcado, para eliminar filas e aglomerações. “Se o banco chegar à conclusão de que é capaz de atender 70 pessoas por dia, será distribuída essa quantidade de senhas e os outros clientes serão orientados a voltar outro dia”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Renata Lacerda.
Para evitar aglomerações nas áreas de autoatendimento, os bancos se comprometeram a controlar o acesso de forma que permaneça no local apenas um cliente por máquina, sem filas de espera. As agências também vão demarcar as áreas interna e externa e elaborar cartazes com orientações aos clientes sobre as novas normas de atendimento, com detalhes sobre o atendimento por senha.
De acordo com a Vigilância Sanitária, os gerentes foram orientados a recomendarem o uso de máscaras aos atendentes, disponibilizarem álcool em gel para clientes e funcionários e proteger trabalhadores acima de 60 anos, imunossuprimidos e gestantes, afastando-os ou remanejando-os.
Caso algum funcionário contraia a doença, toda a equipe será recolhida em quarentena de 14 dias e a agência será fechada por uma semana. Nesse período, o espaço será higienizado e novos profissionais deverão ser designados para a retomada do trabalho.
Os bancos que não adotarem as recomendações deverão apresentar plano de trabalho emergencial.
GUARDA DE SUMARÉ FAZ OPERAÇÃO NO MATÃO
A Guarda de Sumaré fez operação na região do Matão para evitar aglomeração em agências bancárias ontem (8). A região teve grande circulação de pessoas que foram para as portas de agências bancárias e lotéricas devido à liberação do cadastramento para o auxílio emergencial do governo federal.
Os guardas organizaram filas com distanciamento de 2 metros entre as pessoas. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária e Defesa Civil, e também teve a circulação de carro de som com mensagens sobre a importância de sair de casa apenas em casos de extrema necessidade.
“As projeções matemáticas demonstram que a disseminação do vírus é menor com o distanciamento social. É necessário que cada um faça a sua parte”, frisou o prefeito Luiz Dalben (PPS).
Em Hortolândia, a prefeitura reforçou que decreto divulgado na terça-feira (7) regulamentou o atendimento ao público em agências bancárias, exigindo agendamento prévio e que os bancos organizem filas, internas e externas, para limitar a quantidade de público e para manter a distância mínima de dois metros.
A reportagem questionou as prefeituras de Americana e Santa Bárbara se irão adotar medidas semelhantes, mas as administrações não responderam até o fechamento desta edição.
Na tarde de terça- -feira (7), a Prefeitura de Santa Bárbara impediu o trânsito de veículos no quadrilátero central da cidade durante a semana de pagamento, “para que as agências bancárias possam melhor organizar suas esperas externas, respeitando o espaçamento entre os seus clientes – evitando aglomerações”.