terça-feira, 11 fevereiro 2025
DESPEDIDA DE UMA LENDA

O adeus de familiares e amigos a Athos Pisoni

O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério da Saudade, em Americana
Por
João Victor Viana
Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA

Familiares, amigos e personalidades municipais se despediram, na manhã desta segunda-feira (10), de Athos Carlos Pisoni, que faleceu neste domingo (9), aos 87 anos. Por meio do esporte, Pisoni escreveu seu nome na história e levou o nome de Americana para o mundo.

O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério da Saudade, em Americana. A emoção e a gratidão tomaram conta dos presentes que participaram da despedida. Além de uma imensa rede de amigos, Athos deixa a esposa, Adelina Luchiari Pisoni, quatro filhos, 11 netos e oito bisnetos.

Nascido em Sumaré e com toda a sua trajetória construída durante os anos em que morou em Americana, Athos Pisoni é uma das maiores referências mundiais no tiro esportivo. Seu auge como atleta ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, onde conquistou três medalhas. A mais prestigiada foi a de ouro, alcançada individualmente na modalidade de tiro ao prato, estabelecendo o recorde de acertar 199 de 200 pratos. Além disso, obteve medalhas de prata e bronze por equipes.

A carreira de destaque também inclui a participação nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal. O ex-atleta conviveu com um câncer nos últimos quatro anos de vida. Sempre lúcido, nunca deixou de trazer ensinamentos para quem o rodeava e aproveitar os momentos com a família e os amigos.

“O grande aprendizado que eu tive com ele desde criança é que cada um tem uma força enorme dentro de si. Hoje é um dia para nós aplaudirmos ele de pé, porque tem uma história linda em Americana e na família”, disse a neta Maria Giovana Fortunato.

Uma das filhas, Cristina Pisoni, disse que Athos era dentro de casa o que foi no esporte, determinado e decidido a ir atrás das coisas. “Tudo o que ele fazia, ele queria passar o melhor para nós, a busca pela excelência”, completou.

Chico Sardelli também esteve presente no cemitério. “É um ícone para a cidade de Americana no esporte, no empreendedorismo e, tudo aquilo que fazia, fazia com amor e dedicação. É uma grande perda, deixará saudades”, ressaltou o prefeito.

O vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, secretários municipais e Omar Najar, ex-chefe do Executivo de Americana, também marcaram presença no adeus ao esportista.

A Prefeitura de Americana decretou luto oficial no município de três dias.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também