terça-feira, 30 abril 2024

Comércio é autuado por aglomeração em Hortolândia

Uma lanchonete foi autuada por aglomeração sábado (29), em Hortolândia. Segundo a prefeitura, durante orientação e fiscalização ao comércio neste fim de semana, equipes realizaram apenas esta autuação, na região do Jardim Rosolen. O Executivo não informou quantas pessoas estavam no local. 

A Prefeitura de Hortolândia tem sido uma das mais atuantes na fiscalização do funcionamento do comércio durante a pandemia. Na primeira semana da região na fase amarela, que permitiu maior flexibilização e reabertura de bares e restaurantes, academias e salões de beleza, o Executivo aplicou auto de infração em condomínio residencial por moradores caminharem sem máscara em áreas comuns. 

Na semana passada, as equipes de fiscalização atenderam mais seis ocorrências, segundo a administração: duas interdições e quatro autuações entre bares e adegas por aglomeração e falta do uso de máscara na ocasião. 

Neste fim de semana, a Guarda Municipal e o Setor de Fiscalização da prefeitura atenderam 28 chamadas de ocorrências ligadas à aglomeração de pessoas e perturbação do sossego. De acordo com a Secretaria de Segurança, este é o segundo final de semana com o menor número de registros. 

A pasta informou que a Guarda já atendeu 2.351 ocorrências ligadas a perturbação do sossego e aglomeração de pessoas. De março até agora, 1.938 casos foram atendidos. 

Nos comércios, a orientação para o funcionamento correto aconteceu em 3.197 estabelecimentos, também desde o início do isolamento social. 

“Neste final de semana, mais uma vez, foram poucas ocorrências. apesar de ter sido registrada uma ocorrência a mais que no fim de semana passado, houve aumento na colaboração das pessoas. Agradecemos a conscientização da população”, afirmou a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena. 

Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, 24 horas por dia, pelo telefone 153 ou 0800-111-580. 

Os responsáveis por festas clandestinas podem ser multados em até R$ 5 mil, segundo as leis de perturbação do sossego. O local da confraternização pode ser lacrado. 

Em Americana, a prefeitura informou que a Vigilância Sanitária realizou 15 inspeções em estabelecimentos entre quinta e sexta-feira (27 e 28), durante vistoria noturna. Nenhuma irregularidade foi constatada. 

A Prefeitura de Santa Bárbara informou que no sábado (29) o Setor de Fiscalização de Obras e Posturas vistoriou um bar na região central, “com grande número de pessoas”. O proprietário foi orientado e a atividade encerrada. 

As prefeituras de Nova Odessa e Sumaré não responderam se foram registradas irregularidades em comércios neste final de semana. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também