domingo, 28 abril 2024

Dengue tipo 2 já é realidade na região

O sorotipo 2 da dengue – considerado mais perigoso – já é realidade na região. A cidade de Americana já acumula três casos positivos de dengue tipo 2 e Nova Odessa tem um caso confirmado, segundo balanço obtido ontem pelo TODODIA  junto às prefeituras.

Em Americana, as vítimas do tipo 2 da dengue são uma jovem de 17 anos, moradora da Vila Santa Maria, um homem de 58 anos, morador do Jardim América 2, e outro homem, de 58 anos, morador do Jardim Paulistano.

Os dois primeiros casos foram confirmados no final de janeiro e o terceiro, em fevereiro.

Mais 22 casos confirmados na cidade são do tipo 1 da dengue.

Até ontem, 44 notificações de suspeitas da doença aguardavam resultado de exames na cidade.

A vítima do sorotipo 2 da dengue em Nova Odessa é um morador do Jardim das Palmeiras.

A idade dele não foi informada pela prefeitura.

Ao todo, a cidade registrou, este ano, 17 casos de dengue, sendo 15 em fevereiro e dois este mês e, do total, um é do tipo 2. “Todos os pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e estão estáveis”, informou a prefeitura, via Assessoria de Imprensa.

Este ano, nas outras três principais cidades da região só foi registrado o tipo 1 da dengue, sendo 26 casos em Sumaré, seis em Santa Bárbara d’Oeste e cinco em Hortolândia, segundo os balanços divulgados ontem.

De acordo com o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, o risco do tipo 2 da dengue está relacionado à “superposição de vírus”.

“Estava circulando o tipo 1 até agora, e, quando circula um tipo e aparece um novo sorotipo do vírus, pode ser 2, 3 ou 4, no caso é o 2, aí pode ter uma evolução para maior gravidade para quem já teve dengue 1”, explica.

A melhor forma de prevenção contra a dengue, independentemente do sorotipo, é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor doença.

A recomendação básica é eliminar os criadouros, que são locais de água parada, onde o mosquito deposita suas larvas. É preciso vistoriar vasos de plantas, bacias e quaisquer outros recipientes que possam armazenar água.

A Prefeitura de Nova Odessa, inclusive, cita como fatores para o aparecimento do tipo 2 da dengue na cidade “a falta de colaboração dos moradores diante de inúmeras ações e campanhas de prevenção”.

A assessoria destacou que, só numa operação feita na manhã de ontem, “foi retirado um caminhão lotado de criadouros de todos os tipos que estavam nos quintais de diversas propriedades”.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também