segunda-feira, 25 novembro 2024

OMS esclarece polêmica e diz que assintomático transmite coronavírus

Pessoas com coronavírus, mas sem sintomas (os chamados assintomáticos), também transmitem o patógeno, e ainda não se sabe nem a proporção desses casos na população nem o grau em que eles propagam o vírus, afirmou nesta terça (9) Maria van Kerkhove, lider técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A entidade promoveu uma entrevista extra para esclarecer declaração dada ontem (8) pela cientista, que, segundo ela, levou à interpretação incorreta de que assintomáticos não transmitem o coronavírus.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também usou a declaração para defender a flexibilização das quarentenas, mas o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, repetiu nessa terça-feira que medidas de confinamento devem ser usadas para interromper o contágio enquanto não for possível testar todos os suspeitos, tratar os contaminados, rastrear os contatos e testá-los e usá-los.

“Ainda não temos estudos suficientes para saber quantos são os assintomáticos. Trabalhos tem resultados muito variados, e alguns indicam até 40% dos casos. Sabemos que eles também podem transmitir o coronavírus, mas ainda não conhecemos a intensidade”, disse Maria.

Ela afirmou que era preciso esclarecer que, na entrevista de segunda-feira, estava se referindo a dois ou três estudos de alcance limitados, a textos não publicados e a informações discutidas entre cientistas, e que ainda não se sabe o suficiente sobre a transmissão em nível global.

REPORTAGEM: Folhapress

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também