sexta-feira, 22 novembro 2024

Natação: Americana firma parceria com o Corinthians

A equipe de natação de Americana firmou parceria com o Corinthians e terá 27 atletas, do infantil e juvenil, defendendo as cores do clube da Capital em competições nacionais. O acordo é válido por um ano e o time americanense terá como contrapartida um fôlego financeiro para ampliar suas categorias de base. Os atletas continuarão treinando no Centro Cívico, sob comando do técnico Fábio Cremonez. 

A parceria foi anunciada na manhã de ontem (23), pelo médico ortopedista Renato Sega, presidente da Associação Americanense de Natação, em entrevista coletiva no gabinete do prefeito Omar Najar, que não participou da apresentação por conta de outros compromissos. Também estiveram presentes o secretário de Esportes de Americana, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná, o vereador Thiago Martins, o coordenador técnico da natação corinthiana, Paulo Augusto Prado, e o diretor de esportes aquáticos do Timão, Marco Antônio de Paula. 

Sega explicou o porquê da parceria com a equipe paulistana nas duas categorias. “Houve o corte na Lei de Incentivo e ficou difícil manter a equipe. Essa parceria vai ajudar bastante, é benéfica financeiramente, pois esses atletas que vão defender o Corinthians representarão uma economia de R$ 60 mil/ano, que poderemos investir na nossa base e estrutura física”, esclareceu. 

O presidente da associação contou que tudo foi feito com autorização da Prefeitura. “Depois de pensar bastante, consultamos o prefeito Omar e a Secretaria de Esportes e recebemos o aval deles autorizando a parceria. Até porque a piscina do Centro Cívico é pública e a população poderia questionar ao vê-la caracterizada com as cores do Corinthians”, disse. 

“Outras equipes nos procuraram, até com propostas financeiramente superiores, mas optamos pelo Corinthians por ser um clube formador, assim como nós, que dá maior atenção à base. Não pensamos em um ou outro atleta, pensamos no bem da associação como um todo”, completou Sega. 

Paulo Augusto Prado, coordenador técnico do Timão, trouxe mais detalhes do acordo. “Não estamos aqui para tirar atletas de Americana, pelo contrário, a intenção é trazer mais benefícios para a modalidade aqui no município. A equipe daqui poderá contratar mais profissionais e ter um número maior de crianças envolvidas no projeto. O grande objetivo é que as duas partes cresçam”, apontou. 

Prado falou sobre a possibilidade de Murilo Sartori, bronze no Mundial júnior e postulante a uma vaga nos Jogos de Tóquio, que também negocia seu ingresso no Corinthians, ser inserido no pacote. “O Murilo é um expoente, claro que chamou a atenção, mas a presença dele não é o peso maior da parceria. A natação de Americana não é só ele, é um trabalho desenvolvido com muita qualidade”, frisou. 

O coordenador é amigo do técnico americanense Fábio Cremonez, ambos foram atletas do Corinthians, o que também estreitou os caminhos para o acordo. “Conheço o Fábio da época em que nadamos juntos e sei da metodologia de trabalho dele. Nada será alterado, ele estará diretamente ligado aos atletas. É uma filosofia de muito sucesso”, ressaltou. 

FUTURO 

Com a parceria, o projeto da natação de Americana fica concentrado nas categorias mirim (até 10 anos) e petiz (11 e 12 anos). Amanhã, inclusive, a associação promove uma peneira para atletas nascidos entre 2008 e 2012, a partir das 10h30, no Centro Cívico. São 20 vagas a serem preenchidas. 

Os selecionados para atuar pelo Corinthians nas competições continuarão treinando com Fábio Cremonez na piscina do Centro Cívico, porém, também terão livre acesso ao Parque São Jorge para fazer uso da estrutura do clube e de seus profissionais. 

Além dos 27 atletas que passam a defender o Timão nesse acordo entre as agremiações, os americanenses Gabriela Alves Carvalho e Júlio Covolam, da categoria júnior, já haviam se desligado da equipe local e ingressado na nova equipe na virada do ano. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também