terça-feira, 30 abril 2024

Parceria protege morador de rua em Americana

Cerca de cem moradores de rua de Americana serão, a partir desta semana, acolhidos diariamente para pernoite em dependências anexas à Igreja Presbiteriana. A ação, idealizada no próprio templo, decorre de uma parceria com o governo municipal e voluntários da organização não-governamental Vinde à Luz. Se busca garantir abrigo digno e assistência a um grupo de pessoas que, vivendo na sarjeta, são mais expostas ao coronavírus. 

Há oito meses, a igreja alimenta e disponibilizava chuveiros para mendicantes e pedintes que se espalham pela região central. São 38 assistidos no chamado Projeto De Cara Limpa. Agora, aquele público e os novos acolhidos vão contar com camas, lençóis limpos e acessórios individuais (como máscaras), para quando eles estiverem fora das dependências anexas do templo. 

As repartições escolhidas como abrigo estavam vazias, já que as atividades dominicais da igreja (como as aulas de evangelização), foram suspensas por conta da pandemia. 

Agora, toda a estrutura do Espaço de Educação Cristã –  salão social, oito salas, cinco  banheiros, vestiários, cozinha e refeitório – vai estar disponível  para o acolhimento dos moradores de rua. 

Moradores recebem tratamentos de higiene

O reverendo Aílton Gonçalves Dias Filho, que desde 1992 integra a equipe administrativa do templo (e hoje também trabalha como secretário municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano) se encarregou de mobilizar na ação os técnicos da secretaria – como as assistentes sociais – que já tinham um trabalho cotidiano de identificar, acolher e ajudar os moradores de rua. 

A abordagem é, para os profissionais do setor, o momento mais complicado do processo todo. Há casos de usuários de droga e álcool, por exemplo, que se recusam a ocupar abrigos porque devem se submeter às regras. 

Ficou acertado que os voluntários da ONG Vinde à Luz (com reconhecida experiência a moradores de rua, inclusive nas ações do poder público) vão ordenar o abrigo, manter a higiene do espaço e definir as regras para a ocupação de cada cômodo. 

Além daquela associação, há o engajamento de outras missões voluntárias, vinculadas ou não a grupos religiosos. Moradores de toda a cidade já encaminham donativos ao templo, como alimentos e acessórios. E a Gama (Guarda Municipal) vai cuidar da segurança. 

O pastor Jabis Ipólito de Campos Júnior, o “autor intelectual” do projeto, já trabalhava nesta segunda-feira na organização das salas. “Quinze camas já nos foram doadas. E os donativos chegam sem parar. Há muita gente sensibilizada com a situação dos moradores de rua, e isso nos deixa muito felizes”, disse. 

‘CARA LIMPA” 

O “Cara Limpa”, criado no ano passado, vai muito além de oferecer comida e banho a moradores de rua. Nesta segunda-feira, enquanto atendeu a ligação da reportagem para detalhar o projeto do pernoite, o pastor Aílton estava em Guaratinguetá, internando uma senhora de 57 Anos em uma clínica de recuperação de adictos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também