A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), que desde o começo do ano investia na organização de um ciclo de palestras para a capacitação dos empreendedores, vai abrir no segundo semestre o acesso aos cursos a qualquer interessado, por meio de plataforma digital. A entidade presta um serviço gratuito à comunidade, nestes tempos em que a pandemia provoca demissões e cortes de salários.
O cidadão pode reciclar os próprios conhecimentos e aprender sobre gestão de qualidade, vendas, atendimento, logística e segurança no trabalho, entre outros temas. As aulas, da grade ampliada, serão ministradas por um grupo de 15 professores, especialistas em suas respectivas áreas de atuação, no decorrer do segundo semestre.
A Escola de Negócios da Acia, originalmente idealizada para cursos presenciais, teve de se adaptar à quarentena e às regras de isolamento social. Ao longo do primeiro semestre, 991 pessoas acessaram as palestras online – foram ministradas 12 aulas entre abril e maio. Praticamente metade – 487 – nem era associada à Acia.
A direção percebeu o potencial das aulas, e como elas podiam ajudar a comunidade.
O coordenador da Escola de Negócios e vice-presidente da Acia, Marcelo Fernandes, enaltece a importância de utilizar esse período de isolamento social para capacitação profissional e ampliar a visão de gestão.
“O índice de aprovação dos participantes foi total. Encontramos nos recursos digitais uma forma eficiente e segura de promover a formação”, disse.
Para Fernandes, o ingresso da educação no mundo digital é uma realidade. Por conta disso, a associação procurou reunir um time de mestres em assuntos de interesse de quem quer manter o próprio empreendimento. Os participantes interagem apreendem, se reinventam. E até quem está desemprego, diz, se prepara para novas oportunidades.
O grande desafio da Acia, e de outras associações comerciais, é convencer comerciantes da vantagem do e-commerce. Para o presidente da associação, Wagner Armbruster, o pós-pandemia vai ser marcado por um novo comportamento do consumidor, que vai estar interessado em economia e praticidade. A “venda de balcão”, disse, vai ser cada dia menor, e empresas de todos os setores precisam estar preparadas para as vendas online.
Armbrsuter concorda que existe uma resistência cultural aos negócios pela internet. Mas, para ele, a situação não tem volta. “Ou o empresário se moderniza ou vai fechar as portas, qualquer que for o porte do negócio”, disse.
AS PALESTRAS DO MÊS
7 de julho, terça, 19h“Comunicação e Gestão de Conflitos”
14 de Julho, terça, 19h“Como avaliar o desempenho do seu negócio”
21 de julho, terça, 19h“A importância do planejamento estratégico”
28 de Julho, terça, 19h“Desenvolvimento profissional: você sabe pedir feedback”
SAIBA MAIS
Os interessados em participar podem se inscrever diretamente no site acia.com.br/evento/escola-negocios. No dia da palestra será enviado o link para acesso à sala virtual. Os participantes interagem com os docentes e recebem material de apoio para a prática das ferramentas trabalhadas no encontro.